Um concurso realizado no final de 2020 selecionou imagens aéreas de paisagens brasileiras captadas com uso de drones por fotógrafos profissionais e amadores de todo o país. A iniciativa resultou na mostra “Pakuá Exposição de Artes Visuais”, que conta com 100 fotografias. Após passar por diversas cidades paranaenses, a exposição chega a Londrina e poderá ser visitada até o dia 20 de junho, na praça de eventos do Aurora Shopping.

Balneário Camboriú, foto de Sergio Ranalli
Balneário Camboriú, foto de Sergio Ranalli | Foto: Sergio Ranalli

A mostra reúne particularidades de cenários espalhados de Norte a Sul do Brasil registrados em ângulos inéditos. “Os drones são um ponto de virada nesta modalidade. Ainda são caros por aqui, mas já começam a assumir um papel importante na arte. Já temos todo tipo de fotógrafo usando drones, de fotodocumentaristas a fotógrafos de moda. O Brasil é um país imenso e lindo. Um país que está se redescobrindo quando visto do céu. E isso é empolgante!”, destaca Guilherme Zawa, curador da mostra.

Ele acrescenta que a fotografia realizada através de aparatos voadores se consolidou como um ângulo inusitado do olhar. “É como se víssemos o mundo de sempre com novos olhos. Das fotografias de natureza ao fotodocumentário, tudo ganhou uma nova dimensão expandida. Prêmios internacionais com a nova modalidade já se firmaram entre os principais do globo, incentivados pela popularização dos drones fotográficos. O Pakuá é a primeira mostra do Brasil no gênero”, comenta Zawa, destacando que a curadoria das imagens aéreas avaliou a consonância com o tema proposto, além da criatividade, originalidade e qualidade técnica dos trabalhos.

Lençóis maranhenses, foto de Eduardo Ishikawa
Lençóis maranhenses, foto de Eduardo Ishikawa | Foto: Eduardo Ishikawa/ Divulgação

As imagens selecionadas para a mostra Pakuá foram produzidas por nomes de peso da fotografia nacional – como o paulistano Valdemir Cunha e Sergio Ranalli, editor de fotografia da FOLHA –, ao lado de fotógrafos iniciantes. “Ao reunir fotógrafos do Brasil inteiro e seus diferentes olhares, o Pakuá compõe uma representação artística do mapa brasileiro utilizando a fotografia aérea. O contato com o projeto proporciona uma reflexão atual e coletiva a respeito da importância humana na preservação do patrimônio cultural e ambiental do Brasil, além da estreita relação da fotografia com as cidades e a arquitetura, atuando como agente de construção dessa história”, explica Carolina Montenegro, gestora da Montenegro Produções Culturais, empresa responsável pela exposição.

LEIA MAIS:

Grafite transforma avenida de Londrina em galeria de arte a céu aberto

A mostra “Pakuá Exposição de Artes Visuais” já passou por Curitiba, Foz do Iguaçu e Maringá. Realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto oferece medidas de acessibilidade como legendagem descritiva e audiodescrição para quem for à exposição. Com entrada gratuita, o público poderá viajar nas asas da criatividade dos fotógrafos e também apreciar uma intervenção artística feita pelo designer e ilustrador Raro de Oliveira, inspirada em uma das fotografias da mostra.

Brasília (DF), foto de Leonardo Jacinto Caldas
Brasília (DF), foto de Leonardo Jacinto Caldas | Foto: Leonardo Jacinto Caldas/ Divulgação

Serviço:

Mostra `Pakuá Exposição de Artes Visuais´

Quando - Até 20 de junho, de segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos, das 14h às 20h

Onde - Praça de eventos do Aurora Shopping (Av. Ayrton Senna da Silva, 400, Gleba Fazenda Palhano)

Entrada gratuita

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link