Dois nomes importantes da artes plásticas londrinenses reúnem trabalhos que "contam histórias" numa exposição em cartaz. Yoshiya Nakagawara Ferreira e Udhi Jozzolino, artistas de renome nacional, apresentam uma exposição de “Aquarelas e Mini Quadros”, com mais de 30 peças que retratam um pouco do universo dessas artistas na técnica, no material utilizado, nas texturas dos objetos. São obras revisitadas e novas experiências.

As telas ficam expostas ao público até o dia 31 março, no Ateliê Yoshiya Nakagawara Ferreira, em Londrina.

AQUARELAS COM HISTÓRIA

Yoshiya Nakagawara expõe algumas telas feitas há mais de 20 anos, que trazem o conhecimento, a pesquisa, experiências vividas em outros países e aprofundadas no decorrer da carreira em suportes, pigmentos, pincéis, composições e técnicas na “aventura” das aquarelas, no universo da pintura.

“Aprendi em dois workshops, com a russa Galina Sheetikoff, a importância de material qualificado, como também de pincéis específicos para os efeitos desejados. Fiquei encantada com os efeitos que poderiam ser feitos com as composições e sobreposições de cores, cujo suporte exigia também que fosse de primeira qualidade - algodão refinado - e a água utilizada, onde os pigmentos são solubilizados, que fosse sempre água de chuva”, conta Yoshiya.

As histórias das aquarelas na vida da artista são muitas e resultaram em premiações, como “Menção Honrosa” no II Prêmio Aquarela Brasileira de Artes Plásticas, de São Paulo (1986) e “Destaques de Ouro”, Exposição Coletiva de Artistas, que se destacaram com medalhas de ouro, nos anos 1986/87/88. “Como aquarelista, cresceu muito a minha responsabilidade perante a comunidade artística de Londrina e região. Na época, organizei grupos de estudos para repassar o conhecimento”, diz Yoshiya.

UDHI: NA SEDA E NO PAPEL

Os trabalhos expostos pela artista plástica Udhi Jozzolino mostram em cada peça, a tenacidade e a força espiritual, além da física, que suporta mais de 50 anos de esclerose múltipla, associadas à coordenação e focos necessários para realização dos trabalhos artísticos.

Uma série de composições cromáticas utilizando sedas descartadas ou novas, puras ou não, crepes, fragmentos de fios ou linhas de seda, que delicadamente foram compostas e se transformaram em 15 trabalhos, poderão ser vistos na exposição, resultado da arte de Udhi Jozzolino, em que o suporte que segura à composição é apenas a pressão de dois vidros na parte frontal e posterior.

O “não usável” se tornou um “objeto de desejo”. E também pode ser visto na exposição. Os olhos e o espírito refinados da artista percorreram o “passado do papel” decompondo e desfolhando antigas páginas de impressões e formas envelhecidas, vindas de antigo caderno de linguagem ou de achados em gavetas, que se transformaram nas imagens sobrepostas do tempo, na moldura envelhecida.

Obra de Udhi Jozzolino: composições cromáticas que inundam os olhos
Obra de Udhi Jozzolino: composições cromáticas que inundam os olhos | Foto: Divulgação

SERVIÇO:

Exposição - "Aquarelas e Mini Quadros", de Yoshiya Nakagawara e Udhi Jozzolino

Local: Ateliê Yoshiya Nakagawara Ferreira (Rua: Fernando de Noronha,1400), das 9h às 19h

Data: até 31 de março

Entrada franca.

* Com assessoria de imprensa.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link