Exposição retrata Folia de Reis em Londrina
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 05 de janeiro de 2011
Redação FolhaWeb com N.Com 
O Museu de Arte de Londrina recebe de amanhã (6), a partir das 17h, uma exposição com 20 fotografias captadas durante o Encontro de Bandeiras de Folia de Reis, realizada em janeiro do ano passado no Patrimônio Heimtal. A mostra acontece até 14 de janeiro.
As imagens retratam um pouco da festividade que ganhou vários adeptos desde a década de 80, época quando o movimento migrou de Minas Gerais para Londrina e sofreu algumas adaptações.
Francisco Muriel, um dos organizadores da exposição, relatou que a principal alteração ocorrida na festividade foi a transferência de local. Primeiramente ambientadas nos distritos rurais, a Folia de Reis ganhou o espaço urbano.
Muriel observou que as fotografias fazem parte do projeto "Rosas da Folia", vinculado à UEL (Universidade Estadual de Londrina). As imagens, que também tiveram a colaboração da fotógrafa Aline Maria, trabalham em consonância com o texto do autor londrinense Francisco Garbosi.
Também amanhã, a Folia de Reis ganha a Região Central de Londrina. O cortejo começa no Museu de Arte e termina em uma missa na Catedral Metropolitana. A comemoração prossegue no Encontro de Bandeiras 2011, que acontece na Capela Espírito Santo, novamente no Patrimônio Heimtal.


