A arte está inserida no cotidiano e acompanha o homem desde os primeiros registros da história. A arquitetura, o cinema, a dança, a escultura, a literatura, a música e a pintura são manifestações que expõem sentimentos, lutas, conquistas e a capacidade do artista de encantar - assim como nos põem a pensar sobre a realidade.

Nesse contexto de fazer pensar, refletir e propor ações, a arte também cumpre o seu papel e por meio de seus agentes, a transformação acontece. A exposição Outubro Rosa, realizada por artistas plásticos no Espaço Cultural Ceddo é um exemplo de ativismo artístico com objetivos que vão além de contemplar o belo. Neste caso, abordar a saúde, sem a qual nada é possível, e sobretudo a prevenção do câncer de mama.

 Mulher no Campo de Flores, de Gabriela Akemi Faria Suzuki
Mulher no Campo de Flores, de Gabriela Akemi Faria Suzuki | Foto: Divulgação

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer - INCA, a taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada pela população mundial, foi de 14,23 óbitos/100.000 mulheres, em 2019, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 16,14 e 15,08 óbitos/100.000 mulheres, respectivamente. Os números foram apresentados no final do mês passado. O câncer de mama, comprovadamente, é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição.

À frente da empreitada pela conscientização tratamento e apoio ao Hospital do Câncer de Londrina, a artista plástica Conceição Garcia Punhagui, que trabalha com arte há mais de 30 anos, uniu seus alunos para tratar de um tema que importa a todos: a luta contra o câncer de mama e colo de útero, assim como a prevenção e o tratamento precoce da doença.

Retrato com Orquídeas, de  Eduardo Mazzo Calzavara
Retrato com Orquídeas, de Eduardo Mazzo Calzavara | Foto: Divulgação

Por meio de telas e das tintas e tendo em vista o advento do mês de outubro, o qual simboliza e relembra toda a luta contra o câncer de mama, o grupo de artistas criou a exposição Outubro Rosa, que busca arrecadar fundos para ajudar a custear as atividades do Hospital do Câncer de Londrina que, desde 1965, quando foi fundado, se reinventa todos os dias para ajudar cada vez mais pessoas a transpor barreiras das mais diversas formas.

Mãe e Filho, de Luiz Roberto Alves
Mãe e Filho, de Luiz Roberto Alves | Foto: Divulgação

As obras, dos mais diversos estilos e com as mais diversas técnicas, traduzem a diversidade do ser mulher, demonstram a criatividade com que as mulheres se reinventam a cada dia, sempre mais fortes e mais belas. Participam da exposição a artista plástica Conceição Garcia Punhagui e seus alunos Bruna Amorim S. Aldinucci, Dilza Maria Pinto, Eduardo Mazzo Calzavara, Gabriela Akemi Faria Suzuki, Luiz Roberto Alves, Luiza Sella, Maria de Lourdes F. Bombardi, Maria Alice Cacciolari Menezes, Marta Inês Rossi Freitas e Rosa Maria Samartano.

Culto à Beleza, de Conceição Garcia Punhagui
Culto à Beleza, de Conceição Garcia Punhagui | Foto: Divulgação

Serviço:

Exposição Outubro Rosa

Quando: até o dia 11 de novembro - Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h; aos sábados,das 8h às 12h.

Onde: Espaço Cultural Ceddo - Rua Pernambuco, 725 - Londrina

Gratuito

...

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.