Exposição homenageia 70 anos do Teatro Ouro Verde
Mostra integra o Projeto Circulason e traz 35 registros fotográficos impressos em tecidos com a curadoria da fotógrafa Fernanda Magalhães
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 01 de maio de 2023
Mostra integra o Projeto Circulason e traz 35 registros fotográficos impressos em tecidos com a curadoria da fotógrafa Fernanda Magalhães
Reportagem local
Inaugurado em 25 de dezembro de 1952, reinaugurado em 30 de junho de 2017, após ser consumido por um incêndio em 2012. Palco de grandiosas apresentações artísticas, desde o ano passado, o Cine Teatro Ouro Verde da UEL (Universidade Estadual de Londrina) tem sido o grande protagonista do Projeto Circulasons, projeto de difusão e valorização da música com shows, concertos, oficinas, palestras e encontros com artistas que estão fora do circuito comercial e que contribuem e estimulam uma escuta sensível e pensante.
Nesta terça-feira (2), a programação que celebra este jubileu abre a agenda de maio com a Exposição Documenta 70, que homenageia o público e as pessoas que frequentam um dos mais emblemáticos ícones arquitetônicos de Londrina e do estado do Paraná.
A mostra traz 35 registros fotográficos impressos em tecidos que ficará em exibição para todo o público até o dia 1 de junho no saguão do teatro. A curadoria da mostra é da fotógrafa e performer Fernanda Magalhães.
“Fiquei muito feliz e honrada com o convite para participar do circulasons, especialmente nesta edição dos 70 anos do Ouro Verde. O Ouro Verde atravessa minha vida de diversas formas e, ao pensar na exposição, olhei para o local, para além desse espaço lindo, buscando uma relação com a cidade”, revela a artista.
O levantamento e seleção de imagens foram feitos junto aos acervos do NDPH - Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica – UEL, SAUEL DAP - Sistema de Arquivos da UEL - Divisão de Arquivo Permanente, Museu Histórico de Londrina Pe Carlos Weiss, FotoClube e de fotógrafos da cidade.
Coladas com as fotos, vieram também muitas histórias. “Essas lindas imagens e as memórias foram formando a ideia de trabalhar o Ouro Verde como ponto de encontro, um local que vibra e é pulsante. Foi nascendo o desejo de mostrar, não o espetáculo ou o prédio, mas o público nas apresentações, as aulas, os ensaios, montagens e as manifestações.”
Um recorte de imagens que não estaria em catálogos ou publicações foi ganhando forma. “Temos fotos incríveis do prédio, da sua arquitetura e dos espetáculos. Eu queria expandir para uma relação com o dia a dia, com o pulsar do Ouro Verde, nos espaços, nos camarins e no entorno. A opção pela impressão em tecido foi a opção de um suporte fluido, onde as imagens se sobrepõem a outras emoções com leveza”, explica a curadora da exposição.
A mostra documenta 70 tem entrada gratuita, aberta a todo o público diariamente, das 14h às 22h.
Serviço:
Exposição Documenta 70
Quando: de 2 de maio a 1 de junho
Onde: Saguão do Teatro Ouro Verde
Entrada gratuita