|
  • Bitcoin 121.259
  • Dólar 5,0515
  • Euro 5,2137
Londrina

Folha 2

m de leitura Atualizado em 09/03/2022, 17:44

Exposição de Orlando Azevedo no MON tem visita mediada

Evento conta também com uma oficina prática destinada especialmente a maiores de 60 anos

PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 09 de março de 2022

Reportagem local
AUTOR autor do artigo

Foto: José Fernando Ogura/ AEN
menu flutuante

A edição de março do programa Arte para Maiores, do Museu Oscar Niemeyer (MON), destinado especialmente ao público com mais de 60 anos, terá visita mediada e oficina prática na exposição “O Labirinto da Luz”, do fotógrafo Orlando Azevedo.

Será no dia 15 de março, das 14h às 17h, com a equipe do Educativo do Museu. As vagas são limitadas e não é necessário possuir conhecimento prévio em artes visuais. Para se inscrever é necessário preencher o formulário online.

Haverá também uma videoconferência com o fotógrafo e com o curador da exposição, Rubens Fernandes Junior, no dia 22 de março, das 14h às 15h30. Mais informações e inscrição neste link.

O LABIRINTO DA LUZ

A mostra “O Labirinto da Luz” celebra os 50 anos de fotografia de Orlando Azevedo. São 237 imagens, com curadoria de Rubens Fernandes Junior, que podem ser vistas pelo público na Sala 1 do MON.

O curador criou um labirinto que divide a exposição em núcleos referentes a algumas das vertentes criativas do fotógrafo. São eles: “Ruínas”; “Religiosidade”; “Índia”; “Cósmica”; “Retratos”; “Marinhas”; “Corpo e Movimento”; “Paisagem”; “Festas e Populares”; “iPhone”; “Surreal” e “Voo”.

No total, Orlando Azevedo tem 12 livros publicados No total, Orlando Azevedo tem 12 livros publicados
No total, Orlando Azevedo tem 12 livros publicados |  Foto: José Fernando Ogura/ AEN
 

Orlando Azevedo possui obras em diversos acervos do Brasil e de outros países, como no International Center of Photography, em Nova York; Centre Georges Pompidou e Museu Francês de Fotografia, em Paris; Museu de Arte de São Paulo (MASP); Museu de Arte Moderna de São Paulo; Instituto Cultural Itaú; Museu de Fotografia Cidade de Curitiba; Empresa Portuguesa das Águas Livres/Lisboa; Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro; Museu Afro-Brasileiro, em São Paulo; Fototeca de Cuba, em Havana, além do próprio Museu Oscar Niemeyer (MON), e também várias e importantes coleções privadas nacionais e internacionais.

No total, Orlando tem 12 livros publicados e entre eles estão: “Mestiço – Retrato do Brasil” (2019); “Augusto Weiss 1890/1990” (2017) e “Rio Grande/RS” (2014).

ARTE PARA MAIORES

Em 2019, o programa Arte para Maiores conquistou um importante reconhecimento nacional na área de educação em museus, o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Em 2020, o programa tornou-se on-line, em decorrência das restrições impostas pela pandemia. Em 2021, o Arte para Maiores retornou em sua versão presencial, seguindo o protocolo de segurança. (Com assessoria de imprensa)

SERVIÇO

Visita mediada e oficina

Data: 15 de março

Horário: das 14h às 18h

Videoconferência

Data: 22 de março

Horário: das 14h às 15h30

Inscrição neste link

Museu Oscar Niemeyer

Rua Marechal Hermes, 999

Curitiba – Paraná

Mais informações no site do MON

...

A mostra “O Labirinto da Luz” celebra os 50 anos de fotografia de Orlando Azevedo A mostra “O Labirinto da Luz” celebra os 50 anos de fotografia de Orlando Azevedo
A mostra “O Labirinto da Luz” celebra os 50 anos de fotografia de Orlando Azevedo |  Foto: José Fernando Ogura/ AEN