Exposição de cerâmica começa nesta segunda-feira (2)
A 1ª Exposição de Cerâmica do Atelier Conquista segue até sexta-feira (6) no Sicredi Dexis Londrina
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 02 de dezembro de 2024
A 1ª Exposição de Cerâmica do Atelier Conquista segue até sexta-feira (6) no Sicredi Dexis Londrina
Reportagem local
O Sicredi Dexis recebe a 1° exposição de cerâmica do Atelier Conquista. O Atelier que fica localizado em Rolândia, foi construído em 2019 pela ceramista Margarida Zirknitzer, e é um espaço para criação de diversas técnicas, desde o torno até o nerikomi (técnica japonesa de cerâmica).
Além de Margarida, participam também as ceramistas Malu Gair, Angélica Rosenthal e Cynthia Queiroz, de Rolândia e Londrina.
A exposição conta com o apoio do Ateliê Yashiro Imazu e agência Viz, e tem Helô Sandoval como curadora do espaço Sicredi Dexis.
A exposição começa nesta segunda-feira (2) e segue até 6 de dezembro, no Sicredi Dexis, algumas obras estarão disponíveis para aquisição.
Trata-se de um encontro entre a criatividade e a essência da arte feita à mão.
Formas, cores e texturas que refletem a ancestralidade, a força e a fragilidade. As profundezas da terra moldadas pelas mãos e pelo fogo.
Confira as ceramistas que participam da exposição:
Margarida Zirknitzer dedica-se à cerâmica transformando a argila em verdadeiras obras de arte que refletem sua paixão pelo fazer manual. Em 2019, deu um passo importante ao construir seu próprio atelier, um espaço onde criatividade e interiorização caminham lado a lado.
"Localizado em um lugar privilegiado, o atelier é mais do que um espaço de trabalho: é um refúgio para a expressão artística e o prazer de criar. Cada peça nasce da combinação entre técnica, sensibilidade e um olhar único para a beleza da arte", diz.
Malu Gair explica como começou na arte da cerâmica : "Quando morava em Londres, costumava explorar todas as galerias de arte em busca de peças de cerâmica. Para mim, isso era algo distante, uma arte que existia apenas no meu o olhar, longe das minhas mãos. Isso mudou quando conheci o Ateliê Conquista e as artistas que ali depositavam suas histórias e dedicação. Foi lá que, coloquei a “mão na massa” e a cerâmica passou a integrar minha vida — meus desejos, meus fracassos e o constante processo de aprendizado que me transforma."
Já Angélica Rosenthal começou a se interessar pela cerâmica em 2018, mas o que começou uma simples curiosidade rapidamente se transformou numa paixão. Mais do que um hobby, a cerâmica trouxe novos significados à sua vida. Em um período de desafios pessoais, ela encontrou na argila não apenas um escape, mas também um caminho de superação.
As aulas de torno foram o início de sua jornada técnica, mas foi durante a pandemia que ela se aprofundou verdadeiramente nessa arte, em uma imersão repleta de dedicação, amor e momentos de solitude.
Cynthia Queiroz optou pela cerâmica em 2017 como um hobby, uma distração. Mas logo se apaixonou pela arte. "Tornou-se meu 'Ikigai", conta. "Cada peça que crio carrega em si um fragmento de mim, minha vontade, meu propósito, minha essência."
* Com assessoria de imprensa.
SERVIÇO:
1ª Exposição de Cerâmica do Atelier Conquista
Onde: Sicredi Dexis Londrina - Av. Ayrton Senna da Silva, 555, em Londrina
Data: até sexta (6), das 14 às 18 h.