Quatro artistas reúnem obras em uma mostra para homenagear os cinco séculos do descobrimento
ReproduçãoMara Carvalho adotou o primitivismo em suas telasQuatro artistas plásticas – Jane Benutti, Mara Carvalho, Neusa Bruno e Dilma Zambrim – se reuniram no final do ano passado e planejaram uma exposição conjunta para o ano 2000. O tema, ‘‘não poderia ser outro’’, segundo elas, é o Brasil e seus 500 anos de história. É a primeira vez que elas expõem juntas, apesar de há mais de dez anos estarem trabalhando e pesquisando técnicas de pintura e participando de mostras individuais ou com outros artistas.
A exposição intitulada ‘‘Brasil 500 anos’’ está aberta para visitação até o dia 30 de abril, no Espaço Cultural Yázigi, em Londrina. São 13 telas e peças de porcelana e vidro que ‘‘enchem os olhos’’ principalmente pelo colorido. Durante três meses elas percorreram bibliotecas se dedicando a pesquisa em livros históricos e de arte para poder retratar os cinco séculos da trajetória do nosso País. ‘‘Quinhentos anos de história dão margem para muitos trabalhos. Com o material que conseguimos dava para fazer uma nova exposição a cada três meses’’, conta Neusa Bruno.
As quatro têm estilos muito próprios e diferentes entre si, por isso o ponto alto da mostra é a tela pintada a ‘‘oito mãos’’. Na verdade são quatro telas, de 40 X 40 centímetros cada, que juntas formam um único quadro, onde no centro está o mapa do Brasil. A técnica utilizada foi acrílico sobre tela. É preciso observar este quadro atentamente, sem pressa, para poder captar suas nuances – o mapa apresenta texturas que representam a serra do mar, o planalto central e até folhas da Floresta Amazônica.
Elas contam que tiveram que decidir por sorteio quem iria pintar cada um dos ‘‘quatro cantos’’ do País, tal o entusiasmo pela região Nordeste. O resultado final, no entanto, é muita sincronia entre os quadros – belos, coloridos e ricos em detalhes.
Mara Carvalho traz para a exposição o primitivismo na tela ‘‘Descobrimento’’, que mostra índios, montanhas, flores e o mar. Com esta técnica, a pintura é feita ponto a ponto, com tanta riqueza e simplicidade, que chega a lembrar um desenho de criança. Em outros quadros, utilizando acrílico sobre tela, a artista aborda diversos temas da história do Brasil – o ciclo da
cana-de-açúcar, com seus imensos canaviais, escravos e engenhos e o ciclo do café, onde além das plantações, já aparecem as estradas de ferro por onde era comercializado o produto.
A artista Dilma Zambrim optou por homenagear pessoas anônimas. Nenhuma de suas seis telas mostra rostos, mas apenas trabalhadores rurais colhendo café, uva, trigo, milho, algodão e banana. A técnica utilizada também é acrílico sobre tela, com texturas em palha. ‘‘Eu gosto muito de retratar o cotidiano, o óbvio, o simples, e cada uma das minhas telas representa regiões do Brasil’’, conta.
Jane Benutti, que também é arquiteta, traz três telas – ‘‘Brasil Tropical’’, ‘‘Terra de Café 1’’ e ‘‘Terra de Café 2’’. Nas duas últimas as linhas geométricas predominam, uma característica da artista.
Neusa Bruno traz esculturas para a mostra – em vidro, cerâmica moldada trabalhada com baixo esmalte e porcelanas. A artista retrata o café, pedras preciosas, peixes e frutas. Para enfeitar a mesa, pinhão, carambola, castanha do Pará, coco e folhas de bananeiras. Tudo muito verde e amarelo, como tem que ser.
Brasil 500 anos – Exposição com obras de Jane Benutti, Mara Carvalho, Neusa Bruno e Dilma Zambrim. De segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas – aos sábados das 8 às 11 horas no Espaço Cultural Yázigi (Avenida Higienópolis, 290), em Londrina. A mostra fica aberta ao público até o dia 30.

mockup