Exposição com alunos celebra 30 anos de carreira de Adalgisa Lopes
Artista plástica é referência para diferentes gerações de alunos de Londrina e fala à FOLHA sobre o encantamento de ensinar e desenvolver novos talentos
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 08 de setembro de 2021
Artista plástica é referência para diferentes gerações de alunos de Londrina e fala à FOLHA sobre o encantamento de ensinar e desenvolver novos talentos
Walkiria Vieira - Grupo Folha
Em três décadas dedicadas a transmitir o seu conhecimento adiante, a artista plástica Adalgisa Lopes também se aprimorou. Observar o encantamento, o desenvolvimento e o processo de evolução de cada aluno tornou a professora mais sábia, entusiasta das artes e realizada com o seu ofício. Autodidata e londrinense, Lopes é uma referência para diferentes gerações no que diz respeito à valorização da cultura também.
A ciência de que cada ser é único baliza o trabalho da artista plástica que compreende e atende cada novo aprendiz de modo individualizado e em seu tempo. Sabe também que ele não é uma tela em branco e traz consigo bagagem para expor, por meio da pintura, emoções, ideias, sonhos e realizações diante de seus trabalhos. Abstratos ou concretos, todos significam.
Lopes comenta que ensinando e mentorando alunos no mundo das artes, mais especificamente a pintura em tela na tradicional escola Art Decor Londrina, compartilha com muita alegria suas valiosas experiências artísticas. É uma satisfação para a professora os relatos de alunos que afirmaram e confirmam a sua conclusão de que o papel das artes plásticas vai muito além da beleza estética e possui também o papel terapêutico no bem estar psíquico do ser humano.
"Muitos alunos relataram uma grande melhora psicológica, especialmente em tempos de pandemia que estamos vivendo, onde a arte vem trazer também cura por meio da beleza artística", ratifica. “Ao longo dos anos, passaram muitos alunos, uns por pouco tempo, outros ainda estão frequentando, em harmonia constante, todos são importantes e aqueles que nos deixaram por algum motivo, ainda são parceiros, e os que permanecem nos surpreendem a cada trabalho finalizado", acrescenta.
Talentos em exposição
A confiança do aprendiz diante de seu mestre promove um grande laço de amizade entre as partes, pois, segundo Lopes, o ensino é sempre realizado com o cuidado e incentivando cada aluno na execução de seus trabalhos, com pinceladas, cores e criatividade, aflorando e despontando os talentos escondidos até então. "As obras aqui expostas revelam bem as inspirações particulares de cada um. São trabalhos diversificados, em várias técnicas - mostrando a criatividade única de cada aluno."
Aos que nunca tiveram experiência com pintura, motiva: "Explico que as pessoas começam assim mesmo, elas estão na escola para aprender e eu para ensinar e cada um tem um ritmo e a experiência adquirida é para toda a vida." Segundo a artista, o aluno passa a ter uma nova visão da arte. "É uma experiência agradável e cada um deve aproveitar ao máximo o tempo comigo e sugiro praticar em casa para desenvolver a prática e se aproximar da perfeição. Isso é só com o tempo mesmo e cada um descobre aos poucos do que mais gosta- do mais clássico, do mais moderno".
Participam da exposição os artistas e alunos Alice Raizer Meneghel, Angela M. Sirena Alpino, Antonela Montanini, Bibiane Yuriko Takagi, Bruna L. Carnicieri, Edna Vicentini, Flavio R. Godoi Araujo, Isabela Cilião , Irene Bzyl Oliveira, José Eduardo Benelli, Leandro Merighe, Luisa Raizer Meneghel, Maria de Lourdes Reis, Nivea Maria Mafia, Odaria Batini , Renata D. Botelho, Renata Stolf Moreira, Rosangela Braga, Sonia Rockenbach.
Serviço:
Exposição de artes dos alunos da Prof. Adalgisa Lopes
Quando: até 29 de setembro
Onde: Espaço Cultural Ceddo (Rua Pernambuco, 725 - Londrina
Quanto: Entrada franca.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.