Desde que reapareceram nas telas de cinema há cerca de 10 anos, com o sucesso da série de filmes ''Jurassic Park'', de Steven Spielberg, os dinossauros não saíram mais de cena. Pelo menos na cabeça das crianças que ''viajam'' nas aventuras pré-históricas. Aproveitando esse filão, uma empresa de Piracicaba (SP) vem investindo no assunto e há uma década leva exposições sobre dinossauros por várias cidades brasileiras.
Na semana passada, chegou a Londrina o ''Vale dos Bebês Dinossauros'', uma exposição didática inédita no Paraná e que traz 11 réplicas robotizadas em dimensões reais, além de painéis e um filme que documentam a história desses animais, extintos da Terra há milhões de anos. A atração está montada em uma área de 400 metros quadrados no Catuaí Shopping Center para comemorar a Semana da Criança e ficará aberta na cidade até o final do mês.
As réplicas de bebês dinossauros foram confeccionadas por dois artistas de Piracicaba os irmãos Lajur e Lee em fibra de vidro, resina e látex. Os bonecos possuem movimentos animatrônicos (boca, olhos, braços se movem) e emitem sons. O gerente da empresa, Celso Nozella, diz que em Londrina uma equipe de oito pessoas trabalha na exposição, incluindo duas monitoras que ficam à disposição do público. Segundo o gerente, a exposição é baseada em pesquisas museológicas feitas no Rio de Janeiro.
Logo na entrada, em meio à vegetação, luzes e sons característicos, há um filhote de tricerátops (que viveu há 66 milhões de anos), dentro de um ovo quebrado. Um corredor leva a outra sala. Algumas crianças esticam o pescoço, receosas por causa dos ruídos. No caminho, uma pequena ponte, da qual vê-se um pterossauro, carnívoro voador de cerca de 30 quilos, e um estegossauro, herbívoro de cerca de três metros, com cabeça absurdamente pequena e uma cauda com quatro espinhos ósseos que serviam como arma. ''Como é o nome desse?'', pergunta a garota à monitora. ''Ih, parece que vai dar medo!'', diz a amiga.
Na sequência do passeio, uma sala maior, mais escura, mostra uma família tricerátops (com cabeça grande e forte, bochechas musculosas, dentes afiados e bico córneo curvado) e uma família apatossauro (o conhecido pescoçudo, que nos desenhos animados é o personagem Dino, dos Flintstones).
No outro corredor, alguns painéis informativos levam até o Velociraptor (ladrão veloz), um animal que, apesar de feroz e agressivo, só atacava em bando caçava mamíferos e pequenos dinossauros herbívoros. Logo depois, a réplica de um fêmur de um de apatossauro dá a proporção do tamanho do bicho, que chegava a 21 metros de comprimento. Em seguida, uma sala abriga a exibição de um documentário da Discovery Channel com 1h30 de duração, que mostra como surgiram e como se extinguiram os dinossauros da Terra.
O final da exposição guarda espaço para o terrível Tiranossauro Rex, com um filhote de seis metros de altura (um adulto chega a 12). É o mais temido por causa do tamanho da boca e seus dentes sua mordida fazia um estrago grande. Tinha pernas poderosas e braços curtos que permitiam boa agilidade para caçar. Andava em duas pernas atingindo 48 km/hora. Seus braços eram minúsculos e tinham apenas dois dedos. Viveu há 66 milhões de anos.
Marcela Perandréa Dorta, sete anos, visita a exposição com o pai, e diz que não ficou nem um pouco com medo dos bichos. Mas, cheia de vergonha, conta que gostou do velociraptor. Já o pequeno Caleb Faria, de três anos, teve medo logo na entrada, mas depois se acostumou com os bichinhos e até montou num tricerátops. A irmã, Larissa, de sete anos, gostou mesmo é do poderoso Tiranossauro Rex.
A exposição poderá ser visitada por alunos da pré-escola e do ensino fundamental, em horários especiais (com agendamento prévio). Parte da renda obtida com a venda dos ingressos (R$ 5,00) será revertida para entidades assistenciais do Gente Contente, projeto social do Catuaí que atende anualmente cerca de 20 mil pessoas carentes.

Serviço:
- Vale dos Bebês Dinossauros Exposição de réplicas robotizadas. Durante o mês de outubro, de segunda a sábado, das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 12 às 22 horas, no espaço onde funcionava o boliche (em frente à entrada das Lojas Americanas). Ingressos para maiores de três anos: R$ 5,00. Agenda para visitação escolar: (43) 3315-5000 (Departamento de Marketing do Catuaí).

mockup