Divulgação‘‘Titanic’’ sai na frente como o favorito para as principais categorias. Leonardo di Caprio concorre ao prêmio de melhor atorA prévia do Oscar é no domingo. Vai ser realizada em Beverly Hills, na Califórnia, a cerimônia de entrega da 55ª edição dos prêmios Globo de Ouro. Quem ganha as estatuetas concedidas pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood está com a mão também no Oscar. É o que todo mundo diz, mesmo na capital do cinema.
Nos últimos 15 anos, 11 ganhadores do Globo de Ouro levaram também o prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. O que importa é que o Globo de Ouro ganha a cada ano mais destaque. Aos 55, é um dos principais prêmios tanto para os profissionais do cinema quanto da televisão. Cerca de 20 milhões de pessoas em 20 países vão assistir à cerimônia na TV. ‘‘Titanic’’ sai na frente como o favorito para as principais categorias O filme de James Cameron concorre a oito prêmios. Entre os que foram indicados para mais áreas, estão também ‘‘Melhor É Impossível’’, a comédia com Jack Nicholson; ‘‘Los Angeles, Cidade Proibida’’, a produção que levou boa parte dos prêmios das associações de críticos de cinema; e ‘‘Amistad’’, o novo filme de Steven Spielberg. Ao todo, são 13 categorias na área de cinema e 11 na de televisão. Diferentemente do Oscar, há prêmios para dramas e comédias ou musicais.
Arquivo FolhaJulia Roberts (O Casamento do meu Melhor Amigo) é uma das candidatas ao prêmio de melhor atriz
Na categoria de melhor filme de drama, estão na competição ‘‘Amistad’’, ‘‘The Boxer’’ (com Daniel Day-Lewis), ‘‘Gênio Indomável’’ (de Gus Van Sant), ‘‘Los Angeles, Cidade Proibida’’ e ‘‘Titanic’’, que estréia amanhã no Brasil. Na categoria de comédia ou musical, foram indicados ‘‘Melhor É Impossível’’, ‘‘The Full Monty’’ (a sensação do cinema inglês este ano), ‘‘O Casamento do Meu Melhor Amigo’’ (com Julia Roberts), ‘‘Homens de Preto’’ (campeão de bilheteria nos Estados Unidos), e ‘‘Wag the Dog’’ (de David Mamet), que chegou às telas dos cinemas norte-americanos há poucos dias.
Para a premiação de melhor atriz (na categoria drama), concorrem Kate Winslet (por ‘‘Titanic’’), Jessica Lange (‘‘Uma Bela Propriedade’’), Jodie Foster (‘‘Contato’’), Judi Dench (‘‘Mrs. Brown’’) e Helena Bonham Carter (‘‘The Wings of the Dove’’). Na categoria de comédia ou musical, as indicadas foram Joey Lauren Adams (de ‘‘Procura-se Amy’’), Pam Grier (a estrela dos anos 70 que está de volta em ‘‘Jackie Brown’’, de Quentin Tarantino), Helen Hunt (de ‘‘Twister’’, desta vez por ‘‘Melhor É Impossível’’), Jennifer Lopez (‘‘Selena’’) e Julia Roberts (de ‘‘O Casamento do Meu Melhor Amigo’’).
Mais concorrentes Na categoria de drama, os atores que concorrem aos Globos de Ouro são Leonardo DiCaprio (de ‘‘Titanic’’), Djimon Hounsou (o novato de ‘‘Amistad’’), Peter Fonda (‘‘Ulee‘s Gold’’), Daniel Day-Lewis (por ‘‘The Boxer’’) e Matt Damon (o astro do momento em Hollywood, por ‘‘Gênio Indomável’’, do qual foi também o roteirista). Entre as comédias e musicais, Jack Nicholson lidera as apostas com ‘‘Melhor É Impossível’’. Também estão no páreo Jim Carrey (‘‘O Mentiroso’’), Samuel L. Jackson (‘‘Jackie Brown’’), Dustin Hoffman (‘‘Wag the Dog’’) e Kevin Kline (‘‘Será Que Ele É?’’).
Na categoria de melhor diretor (que vale tanto para drama, quanto para comédia ou musical), os concorrentes são James L. Brooks (‘‘Melhor É Impossível’’), James Cameron (‘‘Titanic’’), Curtis Hanson (‘‘Los Angeles, Cidade Proibida’’), Steven Spielberg (‘‘Amistad’’) e Jim Sheridan (‘‘The Boxer’’). Entre os filmes estrangeiros, os indicados são ‘‘Artemisia’’ (da França), ‘‘Il Testimone dello Sposo’’ (Itália), ‘‘Lea’’ (Alemanha), ‘‘Ma Vie en Rose’’ (Bélgica) e ‘‘The Thief’’ (da Rússia).
Para o prêmio de atriz coadjuvante (que vale também para as duas categorias), estão na lista Kim Basinger (‘‘Los Angeles, Cidade Proibida’’), Julianne Moore (‘‘Boogie Nights’’), Joan Cusack (‘‘Será Que Ele É?’’), Gloria Stuart (‘‘Titanic’’) e Sigourney Weaver (‘‘A Tempestade de Gelo’’). Entre os atores, os indicados são Rupert Everett (o destaque de ‘‘O Casamento do Meu Melhor Amigo’’), Anthony Hopkins (‘‘Amistad’’), Greg Kinnear (que está ótimo em ‘‘Melhor É Impossível’’), Burt Reynolds (de volta às telas em ‘‘Boogie Nights’’) e John Voight (‘‘O Homem Que Fazia Chover’’, de Francis Ford Coppola).
Televisão Na área de TV, há premiações para todo tipo de programação - e boa parte desta, como os seriados, é conhecida dos brasileiros, por conta da proliferação de canais de TV a cabo. Depois do Emmy, o Globo de Ouro é a estatueta mais cobiçada entre os profissionais da televisão. Na categoria de melhor série de TV de drama, concorrem aos Globos de Ouro ‘‘Chicago Hope’’, ‘‘Plantão Médico’’, ‘‘Law & Order’’, ‘‘Nova York contra o Crime’’ e ‘‘Arquivo X’’. Entre as séries musicais ou de comédia, as indicadas foram ‘‘3rd Rock from the Sun’’, ‘‘Ally McBeal’’, ‘‘Frasier’’, ‘‘Friends’’, ‘‘Seinfeld’’ e ‘‘Spin City’’.
Para o prêmio de melhor atriz na categoria de drama, estão na lista Gillian Anderson (de ‘‘Arquivo X’’), Kim Delaney (‘‘Nova York contra o Crime’’), Roma Downey (‘‘Touched by an Angel’’), Christine Lahti (‘‘Chicago Hope’’) e Julianna Margulies (‘‘Plantão Médico’’). Na área de musical e comédia, as concorrentes são Kirstie Alley (com o novato ‘‘Veronica‘s Closet’’), Ellen DeGeneres (‘‘Ellen’’), Jenna Elfman (de ‘‘Dharma & Greg’’), Calista Flockhart (‘‘Ally McBeal’’), Helen Hunt (de ‘‘Mad About You’’, que também está na lista dos indicados para os prêmios de cinema, por sua excelente participação em ‘‘Melhor É Impossível’’) e Brooke Shields (de ‘‘Suddenly Susan’’).
Entre os atores de drama, podem levar para casa o Globo de Ouro Kevin Anderson (‘‘Nothing Sacred’’), George Clooney (‘‘Plantão Médico’’), David Duchovny (‘‘Arquivo X’’), Anthony Edwards (‘‘Plantão Médico’’) e Lance Henriksen (‘‘Millennium’’). Os indicados na categoria de musical e comédia foram Michael J. Fox (‘‘Spin City’’), Kelsey Grammer (‘‘Frasier’’), John Lithgow (‘‘3rd Rock from the Sun’’), Paul Reiser (‘‘Mad About You’’) e Jerry Seinfeld (por ‘‘Seinfeld’’, o seriado de maior audiência da TV norte-americana, que está em sua última temporada).
Michelle Pfeiffer, Mel Gibson, Jodie Foster, Kevin Spacey, Gregory Hines e Minnie Driver vão estar no casting dos apresentadores da cerimônia. Os novos nomes vão juntar-se aos de Tim Allen, Antonio Banderas, Laura San Giacomo, Michael J. Fox, Edward Norton, Brendan Fraser, Anne Heche e Andy Garcia. Na lista dos que vão entregar os prêmios também estão Madonna, Cybill Shepherd, Kristen Johnston, Lauren Bacall, Gillian Anderson, Kathy Bates, Brenda Blethyn, Sandra Bullock, Roma Downey, David Duchovny, Andie MacDowell, Alan Rickman, Geoffrey Rush, Scott Wolf e o elenco de ‘‘The Full Monty’’.
O prêmio Cecil B. DeMille para contribuições importantes à área do entretenimento vai para a atriz Shirley MacLaine (de ‘‘Laços de Ternura’’, entre muitos outros). A homenagem também é da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood.

mockup