Eventos promovem formação em acessibilidade nas artes
O workshop “Libras em Cena” acontece de 10 a 13 de julho, no Sesc Cadeião, em Londrina; inscrições estão abertas
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 02 de julho de 2025
O workshop “Libras em Cena” acontece de 10 a 13 de julho, no Sesc Cadeião, em Londrina; inscrições estão abertas
Da Redação

Estão abertas as inscrições para o workshop “Libras em Cena” que acontece de 10 a 13 de julho, no Sesc Cadeião, em Londrina, com aulas das 14h às 17h. Ministrado por Thaís Pimpão, o evento faz parte do projeto “Quando a Acessibilidade Entra em Cena”, contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc através da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, uma vitrine das vias possíveis da arte para encontrar públicos diversos.
Um espetáculo teatral com o Grupo JAE e uma Roda de Conversa iniciaram a reflexão sobre acessibilidades no ambiente artístico, especialmente o teatro, no final de maio. Além do workshop, o projeto ainda promove a palestra “Diversidades, deficiências e capacitismos: mediação para uma cultura acessível”, com Fabricio Moser, no dia 12 de julho, às 11h, no mesmo espaço.
LEIA TAMBÉM:
Palhaços da companhia londrinense Triolé chegam a Jacarezinho
Thais Pimpão é atriz, professora, especializada em Libras em São Paulo e vem desenvolvendo um percurso singular que valoriza a comunicação, presença, expressividade e a diversidade de linguagens. Atua com companhias renomadas como a Cia. do Tijolo, Grupo Sobrevento e a Cia. Vento Forte, tendo se apresentado em 20 estados brasileiros e em países como Dinamarca, Holanda, Bélgica, Itália e Chile.
Além do teatro e da educação, Thais Pimpão tem experiências em cinema, televisão, publicidade e locução, sempre trazendo à tona a escuta poética e o olhar atento à linguagem do corpo. Seu trabalho é uma celebração da arte como espaço de encontro, imaginação e transformação, entrelaçando línguas e linguagens numa trama feita de presença e poesia.

INSCRIÇÕES
Para participar do workshop, totalmente gratuito, é necessária a inscrição via formulário on-line disponível no seguinte endereço https://forms.gle/FE5BueUbYvjdK7nQ6
São trinta vagas, para uma carga horária total de 12 horas, voltadas principalmente para iniciantes em Libras, atuadores e estudantes das artes (dança, teatro, música e artes visuais), educadores e estudantes de pedagogia (maiores de 16 anos). “Libras em Cena” propõe a abordagem da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e o diálogo corporal, numa comunicação que seja ao mesmo tempo expressiva e não oral.
O foco é a comunicação visual, alinhando texto e intenção, espaço e movimento, gestos e sinais, expressão facial e corporal para, dessa maneira, diminuir as fronteiras existentes entre a cultura surda e a cultura ouvinte. A ideia é buscar uma aproximação entre o mundo da comunicação oral (ouvinte) e o mundo da comunicação visual (surdos), contribuindo para que sejamos todos menos excludentes. Mais informações pelo e-mail: [email protected] ou no Instagram: @acessibilidade.em.cena
SOBRE A MINISTRANTE
Com mais de duas décadas dedicadas às Artes Cênicas e à Educação, Thais Pimpão construiu uma trajetória marcada pela sensibilidade, versatilidade e compromisso com a arte e a formação humana. Atriz e professora, licenciada em Teatro pela Faculdade Paulista de Artes, bacharel pela Escola de Arte Dramática da USP e especialista em LIBRAS pela PUC-SP, sua atuação transita entre o palco e a sala de aula, unindo criação cênica, ensino e inclusão.
Reconhecida por seu trabalho no teatro, recebeu o Prêmio FEMSA de Melhor Atriz (2017) no solo “Vou-Eu”, espetáculo idealizado por ela. Participou de obras teatrais premiadas, como “Concerto de Ispinho e Fulô” e “Cantata para um Bastidor de Utopias”, ambas vencedoras do Prêmio Shell. Atualmente faz apresentações dos espetáculos “Guará Vermelha”, “Corteja Paulo Freire” e “Pérsia”.
No campo da educação, Thais é professora de Artes Cênicas desde 2005, com forte atuação em escolas e projetos socioculturais. Há duas décadas integra o corpo docente da Escola Viva, onde leciona Linguagens da Arte no Ensino Fundamental e Médio. Suas propostas pedagógicas integram práticas corporais, jogos teatrais e comunicação visual, sempre com foco na expressão sensível e no diálogo entre culturas - em especial entre a comunidade surda e ouvinte.
* Com assessoria.
SERVIÇO:
Workshop “Libras em Cena” com Thais Pimpão (SP)
Quando: de 10 a 13 de julho
Horário: 14h às 17h
Local: Sala de espetáculos do Sesc Cadeião Cultural
Gratuito – Inscrições online pelo link https://forms.gle/FE5BueUbYvjdK7nQ6
Mais informações: [email protected]
*
Palestra “Diversidades, deficiências e capacitismos: mediação para uma cultura acessível” com Fabricio Moser (RJ)
Quando: 12 de julho, às 11h
Local: Sala de espetáculos do Sesc Cadeião Cultural
Gratuito
Mais informações: [email protected]
* “Quando a Acessibilidade Entra em Cena” é um projeto contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc através da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina.
Apoio: Sesc Cadeião Cultural

