Desenho de Letícia Reis que também participa do festival
Desenho de Letícia Reis que também participa do festival | Foto: Divulgação

A arte de desenhar está intimamente ligada à experiência humana desde tempos imemoriais. Da Idade da Pedra - quando os povos primitivos registravam seu cotidiano em paredes de cavernas - até desenhos arrojados que deram origem a grandes obras, essa atividade artística faz parte do cotidiano dos mais variados povos. Com o objetivo de explorar esse rico universo capaz de fazer, pensar, fabular e projetar, o Centro Cultural Banco do Brasil apresenta o Festival Desenho Vivo, evento on-line que durante todo o mês de julho vai promover oficinas, webinário, mostra de animação e shows musicais. Todas as atividades são gratuitas.

A partir desta quarta-feira (7) até o dia 1º de agosto, os jardins do CCBB Brasília serão transformados em verdadeiros ateliês que prometem aprofundar o conhecimento de crianças e adultos em vários segmentos que perpassam a arte do desenho. E através do canal do Banco do Brasil no YouTube e no canal do próprio Festival Desenho Vivo, será possível acompanhar um webinário que conta com a participação de grandes nomes do universo da arte no Brasil e no mundo.

Com caráter multidisciplinar, o festival tem como meta promover o encontro de artistas, professores, curadores e especialistas em um momento de reflexão sobre o desenho, buscando traçar um panorama do desenho contemporâneo no Brasil e no mundo. A intenção é ampliar ao máximo o alcance das expressões do desenho, abrigando, além de artistas, estudantes e interessados em geral, segmentos específicos contemplados na programação, como arquitetos, designers, animadores, quadrinistas, ilustradores, educadores e amadores.

Logo na noite de abertura, nesta quarta (7), às 19 horas, o festival contará com a participação do curador venezuelano Luis Pérez-Oramas, escritor, poeta e PhD em História da Arte pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris. Nome de ponta do ambiente artístico mundial contemporâneo, Pérez-Oramas já atuou como curador da Bienal Internacional de São Paulo e foi, durante 12 anos, curador de arte latino-americana para o MoMA em Nova York.

As demais atividades do evento serão divididas entre um webinário (termo usado para designar um seminário realizado de forma virtual), desenhotecas, ateliês livres, ateliês infanto-juvenis, oficinas, debates sobre animação, mostra de animação e shows musicais. Para o webinário foram convidados, como curadores, nomes como a doutora em Letras e professora da PUC/RJ Ana Kiffer, a artista, educadora e curadora Stella Barbieri, o doutor em História e Teoria das Artes Visuais Átila Regiani, a curadora e pesquisadora de arte indígena Naine Terena, e a doutora em História da Arte Maria do Carmo Couto da Silva, dentre outros.

Obra de Lucas Gehre: artista plástico e quadrinista participa da mostra
Obra de Lucas Gehre: artista plástico e quadrinista participa da mostra | Foto: Divulgação

Para os ateliês – em que o artista poderá expor para o público seu percurso e suas estratégias práticas – foram chamados artistas de diferentes vertentes, como o premiado escritor e ilustrador Roger Mello, o artista plástico e quadrinista Lucas Gehre, a artista visual e artista educadora Raísa Curty e muitos outros. Haverá ainda oficinas de desenho, ministradas pelo desenhista, pintor e animador Renato Moll.

Ao longo das quatro semanas do evento, será realizada também uma mostra de animação online, com exibição de filmes e debates de jovens artistas nacionais, com curadoria da artista Taís Koshino. O Festival Desenho Vivo foi concebido e tem curadoria de Gregório Soares Rodrigues, coordenação de criação de Carol Nogueira e produção executiva de Juana Miranda. Realização do Centro Cultural Banco do Brasil e patrocínio do Banco do Brasil.

Desenho botânico de Tauan Gon
Desenho botânico de Tauan Gon | Foto: Divulgação

Serviço:

Festival Desenho Vivo

Quando - De 7 de julho a 1º de agosto

Onde - YouTube do Banco do Brasil (https://www.youtube.com/c/bancodobrasil) e YouTube Festival Desenho Vivo (https://www.youtube.com/c/festivaldesenhovivo)

Ingressos - Ingressos gratuitos que serão disponibilizados no app ou site da Eventim a cada segunda-feira, a partir das 9h, de acordo com as atividades da semana - Até 4 (quatro) ingressos por CPF

*A programação completa do evento pode ser conferida nas redes sociais do CCBB, nos perfis: @ccbbbrasilia (Instagram), @ccbbbrasilia (Facebook) e @ccbb_df (Twitter)

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1