A Casa Museu Ema Klabin – conhecida por várias exposições de arte ao longo das décadas - tem uma programação sobre moda que se estende até o mês de novembro. Em outubro, serão ministradas palestras que têm como tema a indumentária baiana, gênero e consumo. Além de duas oficinas que vão estimular os participantes a criarem uma peça de roupa.

A programação também conta com uma mesa-redonda mediada pela professora doutora Angela Brandão, que discute, a partir do olhar de três pesquisadoras, as relações entre arte e moda e o potencial futuro deste campo de estudos no Brasil. O encontro traz temas como: “Dolce & Gabbana e a Catedral de Monreale: a sacralização da moda”; “Desenhar Figurinos: investigando as ideias dos figurinistas” e “Arte vestível em museus paulistanos: estudos de caso”. Tanto as palestras e mesa-redonda terão intérpretes de Libras.

Haverá ainda o curso “A moda e as formas no tempo: os principais criadores e movimentos do século XX”, ministrado por Brunno Almeida Maia. O pesquisador também fará a curadoria da exposição Ema e a Moda no século XX - as roupas e a caligrafia dos gestos, que acontece no final de outubro.

Toda a programação é gratuita, com palestras, cursos e mesa-redonda via zoom e oficinas presenciais. A exposição Ema e a Moda no século XX - as roupas e a caligrafia dos gestos acontece no final de outubro de forma presencial e online e irá expor peças de vestuário, acessórios e fotografias da colecionadora e mecenas Ema Klabin.

A exposição Ema e a Moda no século XX - as roupas e a caligrafia dos gestos tem apoio cultural do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC- ICMS da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, patrocínio da Klabin S.A. e apoio Texprima e Texprima LOF.

A programação cultural integra o projeto Digitalização da Coleção Ema Klabin, que contou com o apoio do BNDES, a co-idealização de Benfeitoria e SITAWI e a parceria da Beenoculus, no âmbito do edital Matchfunding BNDES+ 2020.

cdmoda8.jpg

Confira a programação de outubro

Mesa-redonda online: “Arte e Moda”

Mesa-redonda mediada pela professora doutora Angela Brandão, reúne três pesquisas desenvolvidas junto ao Departamento de História da Arte e ao Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Unifesp. A sessão abrigará três investigações que discutem, sob diferentes ângulos, a aproximação entre arte e a moda. As palestrantes são Paula Ampessan, que apresentará a pesquisa “Desenhos de Figurinos no Brasil”; Júlia Piccoli Soares fará um rápido resgate da relação entre moda e instituições culturais na cidade de São Paulo a partir da década de 1950; e a estilista Caroline Muniz que vai tratar da Coleção Outono/Inverno da Coleção Dolce & Gabbana de 2013, inspirada nos mosaicos bizantinos e nos elementos barrocos presentes da Catedral de Monreale, construída a partir do ano de 1174, na Itália. A mesa redonda acontece no sábado (9), das 11h às 13h. Classificação: 14 anos

150 vagas. Via plataforma Zoom.

Oficina presencial: “Vestíveis: o fazer da própria roupa"

Nessa oficina, o pesquisador e educador Harth Brito vai estimular que os participantes, utilizando a técnica de modelagem conhecida como clonagem, modelem, cortem e criem em tecido uma cópia de sua própria peça. A atividade também convida os participantes a conhecer as histórias e afetos que essas roupas carregam.

Oficina será no domingo (10), das 14 às 18h. Classificação: 16 anos

15 vagas. Presencial – Casa Museu Ema Klabin – Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo.

Palestra online: “Para vestir o sagrado: iberismos e africanidades na Bahia”

A palestra ministrada pelo antropólogo Raul Lody, curador das Fundações Gilberto Freyre (Recife) e Pierre Verger (Salvador) interpreta as indumentárias das baianas dentro de uma rede de significados sociais, culturais, estéticos e religiosos, localizando-as na sua dimensão patrimonial de gênero no âmbito afrodescendente. Serão considerados, ainda, os elementos visuais da indumentária de baiana que dialogam com as máscaras, os penteados, os utensílios de couro e as fibras naturais da África Ocidental.

A palestra será no sábado (23), das 11h às 13h. Classificação: 14 anos

150 vagas. Via plataforma Zoom

Oficina presencial “Criação de Roupas Não-Binárias”

A partir de vivências práticas que refletem sobre a moda tradicional e sua separação entre feminino e masculino, a oficina ministrada pela figurinista, artista visual e cenógrafa Hellena Kuasne propõe que os participantes criem uma roupa não binária, visando sua identidade.

Será no domingo (24), das 14h às 17h. Classificação: 10 anos

25 vagas por ordem de inscrição. Presencial – Casa Museu Ema Klabin – Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo.

Palestra online: “Da janela da casa às vitrines nas ruas: moda, gênero e consumo”

Nesta palestra, ministrada pela professora Rafaela Martins, discute-se como a moda, a industrialização e a urbanização contribuíram para grandes mudanças socioculturais, principalmente para as mulheres, nas primeiras décadas do século XX. Apesar da rigidez social neste período, as vitrines da moda e o ato de comprar, para aquelas que podiam, contribuíram para que as mulheres deixassem de olhar o mundo através das janelas e passassem a ir às ruas para olhar as vitrines e experimentar o mundo da moda e do consumo.

A palestra on-line será realizada no sábado (30), das 11 às 13h. Classificação: 14 anos. 150 vagas. Via plataforma Zoom.

Curso online “A moda e as formas no tempo: os principais criadores e movimentos do século XX”

Com 4 encontros, o curso, ministrado por Brunno Almeida Maia, visa analisar e conceituar as principais características históricas, sociológicas e filosóficas do fenômeno social da moda inseridas nos aspectos políticos, econômicos, culturais e artísticos da modernidade dos séculos XIX e XX. Sempre a partir de um diálogo com importantes autores como Walter Benjamin, Georg Simmel, Gilles Lipovetsky e Gilda de Mello e Souza. O encontro também contará com a exposição sobre a constituição do saber-fazer e saber-viver da alta-costura e do prêt-à-porter, os seus processos de desdobramentos históricos, seus principais criadores e movimentos ao longo dos séculos XIX e XX.

Sempre aos sábados (23/10), (30/10), (06/11), (13/11), das 15 às 17h. Classificação: 14 anos. 95 vagas. Via plataforma Zoom.

(Com assessoria de imprensa)

Serviço:

As inscrições para os primeiros eventos já estão disponíveis no site da Casa Museu Ema Klabin