Não seria estranho se alguém encontrasse o Homem Aranha, algum personagem do Naruto ou a princesa Leia da Guerra nas Estrelas andando pelo Shopping Royal Plazza, localizado no centro de Londrina, neste último sábado (25), isso é porque a primeira edição do Londrina’s Geek Day escolheu o local para ser palco de batalhas e concursos de cosplay.

O evento que iniciou às nove da manhã, perdurou até às nove da noite, com um cronograma repleto de atrações, entre eles concursos infantis, apresentação de karatê, danças KPOP, batalha geek, flashdance e um show do Michael Jackson Cover Pr.

Hoje a cultura nerd possui diversos eventos e atrações como essas que já tem grandes edições pelo país, uma das principais é a CCXP (Comic Con Experience), nascido em 2014, que hoje ocorre anualmente ao longo de dois dias, reunindo quase 300 mil pessoas em suas edições, e movimenta milhões de reais, recebendo diversas empresas patrocinadoras em seus dias de exposição.

O porte do Londrina’s Geek Day ainda não é nacional, mas diversos convidados de outras cidades paranaenses e do estado de São Paulo compareceram ao evento, entre artesãos, colecionadores e lojistas da região que também disponibilizaram seus produtos para venda de quem queria levar uma lembrancinha do dia para a casa.

Diego Garcia na pele do Ghosface, o famoso Pânico
Diego Garcia na pele do Ghosface, o famoso Pânico | Foto: Ana Carla Dias

Um dos personagens mais cobiçados para selfies foi o de Diego Garcia, 36, seu cosplay do personagem Ghostface, o famoso Pânico, personagem da franquia de filmes “Scream”, que inclusive está em cartaz nos cinemas com a sexta produção, foi uma das atrações. “Cada evento tem um foco diferente, em alguns eu vou mais para o anime de cultura oriental e outro eu vou mais para herói de cinema, sempre mudo o foco. Dessa vez, escolhi esse porque está em alta pelo filme e porque eu gosto também, isso é importante, escolher algo que você goste”. Diego sempre participa desses eventos há 10 anos, mas o cosplay começou depois por influência dos amigos, “frequento aqui pelo estado do Paraná e em São Paulo”.

Clara Oliveira, estudante de engenharia civil, aposta no LOL para soltar a fantasia
Clara Oliveira, estudante de engenharia civil, aposta no LOL para soltar a fantasia | Foto: Ana Carla Dias

“Faço bastante cosplay da franquia do LOL (League of Legends), esse é um dos melhores eventos que já participei. Acho bem legal porque reúne público que se identifica com esses temas, estamos sempre conhecendo gente nova”, conta a estudante de engenharia civil, Clara Oliveira, 19. Durante a exposição é notório o sucesso de LOL, um jogo de competições que pode ser realizado por vários jogadores de maneira online.

Vinda de Maringá a artesã Mayara Regina Leonard, 29, trouxe diversas produções para os apaixonados por cultura Otaku, “Meu foco é kwaii e geek, então participo bastante desses eventos, mas também participo de feiras em geral de artesanato. Já fizemos em Londrina, Arapongas e Campo Mourão e Maringá”.

Mayara Regina Leonard, de Maringá, veio mostrar a paixão pela Sylveon, da franquia Pokémon
Mayara Regina Leonard, de Maringá, veio mostrar a paixão pela Sylveon, da franquia Pokémon | Foto: Ana Carla Dias

Para essa exposição, ela realizou a seu primeiro cosplay, estava animada com o seu personagem, a Sylveon da franquia Pokémon, “Hoje, estou fazendo o meu primeiro cosplay, sempre gostei, mas faltava ânimo para realizar a fantasia, então mandei para uma amiga que é costureira e algumas partes e fui customizado, sempre gostei de pokémon”, conta.

A participação em todo o evento foi gratuita e durante as competições, os participantes receberam prêmios como os kits com action figures, jogos de tabuleiro, camisetas e artigos do mundo nerd, também houveram valores em dinheiro.

Para quem ama colecionar artigos temáticos, Cláudio Henrique Zaninelli,55, trouxe os seus carros em miniatura para eternizar esse momento. Ele que é um dos organizadores do “Encontro de Colecionadores de Veiculos em Miniaturas”, realizado no Mercadão da Prochet, zona sul de Londrina, recebeu o convite para participar, “estamos fazendo uma troca, sempre convidamos esse pessoal para as nossas exposições, dessa vez eles retribuíram o convite e vamos participando do evento um do outro”.

Cláudio Henrique Zaninelli , de Dr. Spock, levou para exposição seus carros em miniatura
Cláudio Henrique Zaninelli , de Dr. Spock, levou para exposição seus carros em miniatura | Foto: Ana Carla Dias

Cláudio conta que o evento é muito legal para todos participarem, dessa vez os carros escolhidos foram de temas que se encaixam no gosto do público, “trouxemos só miniaturas de carros temáticos com o evento, filmes, séries e desenhos”. A sua fantasia foi um sonho realizado de quando ainda era criança, “Aproveitamos para vir de cosplay, desde criança eu sou fã de jornada nas estrelas, então escolhi o Spock”.

Todas as apresentações tiraram sorrisos, surpresas e alegria da plateia, eram diversas gerações e mundos coexistindo no mesmo ambiente. Não importa se saíram de jogos, filmes, animes ou séries de TV, os personagens pareciam saber seguir o mesmo roteiro na hora de encontrar quem queira criar um universo melhor e particular para liberar a sua criatividade.