Quando se fala em São Paulo Fashion Week (SPFW), a boca dos fashionistas se enche de água. Não é à toa. O maior evento fashion da América Latina que começa hoje em São Paulo é mesmo um prato cheio para quem gosta de moda e de estar em dia com as novidades. No ''caldeirão'' montado na Bienal, o estilista Ricardo Almeida joga os primeiros temperos a partir das 14h30. É dele o primeiro desfile da 17 edição da SPFW, que até o dia 22, irá apresentar 48 coleções das principais grifes brasileiras, com uma ''colher de chá'' para a espanhola Custo Barcelona.
O cardápio fashion traz variadas receitas. Mas tudo sob o mesmo tema, o verão 2005, é claro. Por conta disso, a moda praia é o destaque, mesmo que desta vez a top Gisele Bundchen não venha para mostrar os biquínis e movimentar os corredores com centenas de fotógrafos, jornalistas e fãs atrás da modelo mais famosa do mundo. No lugar da gaúcha, a inglesa Naomi Campbell cada vez mais ''coisa nossa'' promete ganhar os flashes e aplausos. Vai ser apenas uma das pitadas de celebridade nas passarelas. Até Xuxa promete voltar a desfilar.
Mestre cuca disso tudo, Paulo Borges, diretor artístico do evento, é quem dosa todos os ingredientes, experimenta e mistura tudo. Além da grife espanhola, a SPFW terá outras quatro grifes estreantes e que já tiram o sono dos fashionistas ávidos por ver a criatividade na passarela.
A carioca Isabela Capeto só desfila sua Ibô no último dia e chega como a sobremesa tão aguardada. Ela é, sem dúvidas, uma das agradáveis revelações dos últimos anos. Desfilou pela primeira vez no início do ano no Fashion Rio e agora se instala numa das salas da Bienal.O frescor da novidade também baixa no desfile da Ellus 2nd Floor, projeto que a grife paulista lançou há alguns anos para incentivar novíssimos criadores.
Se fosse um bolo, a SP Fashion Week seria de aniversário. Assim como na edição anterior, o evento continuará a homenagear os 450 anos de São Paulo. Nas paredes da Bienal, cinco grafiteiros da capital puderam liberar os sprays com suas pichações sob o olhar aprovador da curadora artística do evento, Daniela Thomas. ''pichação é a cara de São Paulo'', diz ela.
E toda refeição fashion que se preze tem acompanhamento à altura. No caso, a 2 edição do Salão Nacional de Moda e Design, que acontece no terceiro andar da Bienal, irá reunir show-rooms de 38 grifes de roupas, calçados e acessórios A expectativa é movimentar R$ 900 milhões em negócios.
A organização da SPFW espera receber cerca de 12 a 15 mil pessoas por dia durante a próxima semana. Quem não tiver convites para os desfiles, pode ficar ligado no canal GNT, que todas as noites às 19 horas apresentará um ''aperitivo'' para os telespectadores, com transmissões ao vivo direto do evento. Ao meio-dia, uma reprise do que passou no dia anterior e à meia-noite, um resumo com os principais acontecimentos. O site oficial da SPFW (www.saopaulofashionweek.com.br) promete o cardápio completo em tempo real.

Serviço:

Desfiles de hoje:

- Ricardo Almeida 14h30
- Alexandre Herchcovitch (feminino) 16 horas
- Cavalera 17h30
- Sais 18h45
- Ellus 20 horas
- Triton 21h30

mockup