O prefeito deu bolo na comemoração cívica do 7 de Setembro. Será que ele vai repetir hoje durante o lançamento do ''Londrina Matsuri'', o festival japonês que comemora a chegada da primavera? Nedson Micheleti e demais convidados são esperados às 8h30 no auditório do aeroporto para um típico café da manhã japonês.
A ocasião será marcada também pela abertura da exposição do pioneiro nikkei Guenji Assaoka (in memorian) e o lançamento do segundo cartão telefônico alusivo ao Matsuri pela Sercomtel. O ''Londrina Matsuri'' acontece nos dias 16, 17 e 18 desse mês na praça Nishinomiya, em frente ao aeroporto. Será a terceira edição do evento promovido pelo Grupo Sansey.
O café matinal de hoje inclui chá verde japonês, gohan (arroz), sushi, manju e moti. A exposição dedicada a Guenji Assaoka ficará em cartaz até o próximo dia 18. O homenageado faleceu em setembro do ano passado, aos 86 anos, após realizar sua primeira exposição em Londrina. Ele foi exemplo do imigrante japonês que veio do Japão aos 16 anos para trabalhar com a família em lavouras de café.
Foi comerciante até os 65 anos, quando passou a se dedicar à arte expressando-se inicialmente pela pintura e depois com a fotografia. A exposição traz um panorama de sua produção revelando a saga de um imigrante apaixonado pelo Paraná e pela natureza tropical do Brasil. O ''pré-Matsuri'' continua no domingo, a partir de 15 horas, quando integrantes do Grupo Sansey estarão na Praça Nishinomiya ensinando ao público passos de Bon Odori e yosakoi soran, as danças que tradicionalmente animam a festa. Mais informações podem ser obtidas com Mity Shiroma, diretora do grupo Sansey, pelo telefone (43) 9991-6528.

mockup