Curitiba - O batuque dos tambores começou tímido e logo contaminou os chocalhos artesanais feitos pelas crianças. Primeiro elas se limitavam a olhar com curiosidade, mas logo começaram a participar da festa. Organizaram os estandartes feitos na semana anterior, pegaram os instrumentos também confecionados por elas, e em seguida partiram para o cortejo o primeiro de que participavam numa espécie de prévia do que vai acontecer hoje, no ''Agita Rebouças'', primeira mostra de artes do projeto Residências Culturais do Novo Rebouças, da Fundação Cultural de Curitiba.
A cena descrita acima aconteceu durante o evento promovido pela Cia. Senhas de Teatro, uma das residências contempladas pelo projeto. A Cia. Senhas realiza oficinas de artes plásticas e teatro com crianças da periferia de Curitiba, mais precisamente da Vila Pinto, uma das maiores favelas da Capital. Chamar a atenção desse público para as oficinas de arte foi um desafio inimaginável para quem teve a oportunidade de assistir ao primeiro desfile dos alunos, há duas semanas, e a integração dos participantes.
Eles partiram do espaço da companhia, há uma quadra do Teatro Paiol, em um desfile pelas proximidades, chamando a atenção dos moradores, motoristas e pedestres que passavam pelas ruas. Crianças, adolescentes e os até os próprios pais dos alunos participaram, improvisando enfeites para os cabelos e roupas e brincando com os instrumentos e estandartes confeccionados durante as aulas, que acontecem todas as semanas no espaço. A apresentação contou com a participação de integrantes de escolas de samba de Curitiba.
Agora a Cia. Senhas vai repetir a dose, acompanhada de performances de outros oito espaços contemplados pelo programa da fundação. O ''Agita Rebouças'' vai acontecer durante todo o domingo, na praça Guido Viaro, num circo montado especialmente para o evento.
Além do cortejo da Cia. Senhas, o Centro de Investigação do Movimento (CIM) vai realizar duas performances acrobáticas: ''Um Estudo para Violão, Tecido e Gestuais'', com Wesley Soares, e ''Corpos de Passagem'', com quatro bailarinos coreografados por Carmem Jorge. A Fábrica de Letras e Música realiza performance poética com Marcelo Miguel e contação de histórias com Adelar Barbosa. Entre os artistas convidados da companhia, está o Grupo Zoema, representante da cultura hip-hop e uma das revelações do projeto ''Expresso da Rima''.
Um show do Maxixe Machine será o programa principal da Cia. Homem de Ferro. A banda fará uma apresentação de 40 minutos, mostrando algumas faixas do novo CD que está em fase final de gravação, cujo lançamento está previsto para o próximo mês de novembro.
A Família Horn apresentará o show ''Sotaqueando'', que condensa as principais características desse grupo: criatividade, humor, qualidade musical e cênica. O repertório privilegia os sotaques do sul do Brasil, em composições de Kleiton e Kledir, Raimundo Rolim, Glauco Neto, Carlos Careqa e Chico Mello, além de versões bem humoradas de clássicos da MPB.
Representando os outros grupos e artistas que ocupam o espaço da Casa Família Horn, estarão se apresentando também no ''Agita Rebouças'' os artistas Glauco Neto e Paulo Branco, com músicas do CD ''Misturizando'', Ângelo Esmanhoto e Carlos Daitschman, com ''Músicas e Histórias Antigas'', Hélio Leites com sua tradicional ''Desanimação de Festas'', Rettamozo com a performance do Jô Hêlio e o grupo ''Ritirica Chipôu'', com o espetáculo de bonecos ''O Caçador'', encenado pelas atrizes Ângela Moreira e Alessandra Baiana.
O grupo Multiprocessador selecionou para o evento as melhores cenas apresentadas desde a estréia de ''PretaPorque'', um espetáculo do núcleo de pesquisa de comédia. São números musicais, shows de ilusionismo e improvisações, onde quem sugere os temas é o público. Os Satyros apresentarão a peça ''Gente In'', uma adaptação livre e atualizada da obra ''O Burguês Fidalgo'', de Molière. Na área de cinema, o projeto Olho Vivo fará a exibição de uma mostra de vídeos realizados pelos alunos das oficinas coordenadas por Luciano Coelho, e o W Cine promoverá sessões dos filmes ''Sonhos tropicais'' e ''Os Xeretas''.

Serviço:
''Agita Rebouças'', mostra de artes do projeto Residências Culturais do Novo Rebouças, em Curitiba. Hoje, das 9 às 20h30 na Praça Guido Viaro (praça do Teatro Paiol). Entrada franca.