Eurochannel exibe 'Não Matarás'
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 03 de junho de 1997
Ranulfo Pedreiro 
DivulgaçãoMiroslaw Baka em Não Amarás: drama de Kieslowski retrata o comportamento perturbado de um jovem assassinoO jovem Jacek é um desempregado que possui um comportamento nada convencional. Andando pelas ruas de Varsóvia, onde vive, ele resolve de uma hora para outra assassinar um motorista de táxi. O trabalhador, minutos antes, havia se recusado a pegar um casal, pois gostava de selecionar seus clientes. Acabou escolhendo o freguês errado.
A cena da morte do taxista em Não Matarás foi considerada - na época em que foi exibido nos cinemas brasileiros, no início de 1992 - com uma das mais violentas já registradas pelo cinema. Enquanto o crime se desenrola, Piotr, um advogado recém-formado, comemora o final do curso realizando a última prova. Ele tenta defender Jacek da pena de morte, e acaba enfrentando a ira de uma sociedade retratada com desgosto.
Dirigido na Polônia em 1988 por Krzysztof Kielowski (de A Dupla Vida de Véronique), Não Matarás é uma fita profundamente pessimista. Tanto que, ao ser lançada em vídeo, ganhou uma advertência que a indicava apenas para maiores de 18 anos. Não Matarás recheia a primeira parte do Dekalog, um projeto que reuniu várias obras feitas originalmente para a televisão. A fita será exibida às 22 horas no Eurochannel.
DivulgaçãoCena de The Doors, de Oliver Stone: estrelada por Val Kilmer, produção narra a trajetória do vocalista Jim Morrison
Também enfocando um assassinato - ou uma tentativa -, mas de forma bem-humorada, Como Matar Sua Esposa é uma comédia protagonizada por Jack Lemmon e Virna Lisi sobre um desenhista que, durante um pileque, se casa. Ele se arrepende após o porre, e faz de tudo para se livrar da incômoda esposa. O filme vai ao ar às 9h50 na TNT.
Outro destaque na programação de hoje da TV por assinatura é o drama Atos de Amor, que a HBO mostra às 20h30. Dirigido pelo brasileiro Bruno Barreto, o filme é protagonizado por Dennis Hopper, Amy Irving e Amy Locane. Numa cidade de interior, professor leva vida pacata, até que uma nova e bela aluna chega no lugarejo e passa a seduzi-lo insistentemente.
Melanie Griffith e Michael Keaton estão em Morando com o Perigo, suspense de John Schlesinger (de A Traição do Falcão) - que a Fox mostra às 21 horas - sobre casal que resolve dividir a residência com um inquilino desconhecido. Aos poucos, fatos estranhos começam a perturbar o casal, que está impedido por lei de mandar o sujeito embora.
Às 21 horas o Telecine mostra o filme The Doors. Dirigido por Oliver Stone, a fita traz uma visão personalizada sobre a trajetória do grupo que estourou nas paradas de sucesso na década de 60 e as experiências com alucinógenos do vocalista Jim Morrison. A produção fez bastante sucesso, embora praticamente ignore os outros músicos do grupo para realçar Morrison, que é visto apenas como uma mistura de junkie e guru.
Clint Eastwood e Meryl Streep são destaques em As Pontes de Madison, drama que a HBO reprisa à 0h30. Com excelente fotografia, o filme narra um romance clandestino de uma mãe de família, descoberto pela filha em um diário. Mesmo irritados com a postura da mãe, os filhos lêem a história do encontro até o fim. Mais um trabalho interessante de Eastwood, que já havia surpreendido na direção em Os Imperdoáveis.


