Darlene agora tenta seduzir os norte-americanos. Hoje entra em cartaz em salas de Los Angeles e Nova York ‘‘Eu Tu Eles’’, o filme de Andrucha Waddington visto por aproximadamente 700 mil espectadores no Brasil e apresentado à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood como o candidato nacional ao Oscar de melhor filme estrangeiro.
Excluído das indicações à estatueta, o Brasil agora acompanha a disputa como um assunto ‘‘deles’’. Os cinco países concorrentes são Taiwan (‘‘O Tigre e o Dragão’’), México (‘‘Amores Perros’’), França (‘‘Le Got des Autres’’), Bélgica (‘‘Everybody Famous’’) e República Checa (‘‘Divided We Fall’’).
Mas a Sony Classics, distribuidora internacional de ‘‘Eu Tu Eles’’, investe numa campanha de lançamento que pretende avançar costa a costa nos Estados Unidos e prepara, na sequência, a estréia do filme em países europeus .
Waddington viajou na quarta-feira para Nova York e participou hoje de uma entrevista coletiva na cidade, organizada após a exibição do filme exclusivamente para jornalistas.
Para atrair o público norte-americano, a distribuidora enfatiza o caráter ‘‘provocativo’’ da película e define Darlene, a protagonista interpretada por Regina Casé, como uma mulher que possui ‘‘mais sensualidade que beleza física e um voraz apetite para homens’’.
Roteirizado por Elena Soárez, ‘‘Eu Tu Eles’’ se baseia na história real da cearense Maria Marlene Sabóia da Silva, 55, que viveu no sertão nordestino com três homens simultaneamente, interpretados por Lima Duarte, Stênio Garcia e Luiz Carlos Vasconcelos. ‘‘Eu Tu Eles’’ foi co-produzido pela Conspiração Filmes e por Flora Gil, com orçamento de R$ 3,8 milhões. É o segundo longa-metragem de Andrucha Waddington, que fez sua estréia em 1999, com ‘‘Gêmeas’’, inspirado em Nelson Rodrigues.
‘‘Eu Tu Eles’’ percorreu diversos festivais internacionais e conquistou prêmios em Havana – melhor filme e atriz (Regina Casé dividiu o prêmio com a espanhola Ariadna Gil) –, e no Karlovy Vary Film Festival – melhor atriz), além de ter sido exibido em mostras paralelas em Cannes (‘‘Um Certo Olhar’’), Sundance e Palm Springs.
Aqui, ‘‘Eu Tu Eles’’ foi contemplado com quatro troféus na segunda edição do Grande Prêmio Cinema Brasil, realizado no último dia 10. Venceu as categorias melhor filme, montagem (Vicente Kubrusly), fotografia (Breno Silveira) e atriz (Regina Casé).

mockup