DivulgaçãoOs
Acronautas:
ginastas e
acrobatasComeça hoje, na Escola do Ator Cômico, uma oficina acrobática com Os Acronautas, os jovens ginastas que deram um brilho particular ao show de Milton Nascimento, ‘‘Tambores de Minas’’. Enquanto o espetáculo não retoma a temporada, eles aproveitam a folga para dar estas aulas em Curitiba. O curso termina dia 25.
Pablo Colbert, 20, José Geraldo ‘‘Fil钒, 22, Luiz Borges, 22 e Fábio Tavares, 22, são detentores de diversos títulos na categoria, inclusive de campeões brasileiros. Eles darão noções de acrobacias de solo, trapézio, corda indiana. A idade mínima exigida é de 14 anos.
Os acronautas explicam que o trabalho deles é personalizado e aberto a todos os interessados, não somente a ginastas. Cada turma terá no máximo 15 alunos, que serão assistidos por três professores. ‘‘É um trabalho bem personalizado; a gente trata cada pessoa com o seu entendimento corporal’’, diz Pablo.
Ginastas e acróbatasPablo, Filé, Fábio e Luiz trocaram a carreira de ginastas olímpicos pela de acrobatas cansados das dificuldades com que se defrontavam. A falta de recursos para continuarem os estudos fora de Curitiba foi o principal fator. Como o patrocínio esportivo contempla apenas futebol e vôlei, eles se viram sem saída.
A acrobacia deu um novo rumo aos jovens, que descobriram o lado artístico da atividade e passaram a se apresentar em espaços alternativos. Convidados pela diretora e coreógrafa Cleyde Piasecki, participaram da festa de entrega do Troféu Gralha Azul. A repercussão foi além do imaginado.
Mas foi no Mercado Mundo Mix que se deu o encontro com Gabriel Villela, na época ensaiando a peça ‘‘A Aurora da Minha Vida’’, mas já pensando no show que faria para Milton Nascimento. Surgiu então o convite para ‘‘Tambores de Minas’’. São eles que dão aqueles ares marciais, alguma coisa circense quando saltam de um gigantesco tambor e rodopiam no ar antes de pisarem no chão, arrancando aplausos da platéia.
• Oficina de acrobacia com Os Acronautas - Na Escola do Ator Cômico, Rua Presidente Rodrigo Otávio, 722, Alto da Quinze, em Curitiba. Aulas das 17h às 18h30 e das 19h30 às 21h. Informações: 356-7759 e 256-3121. Taxa: R$ 80,00.

mockup