A partir da confirmação da cantora adolescente Sandy no elenco de uma novela, a Globo construiu ‘‘Estrela Guia’’, que estréia amanhã. A nova novela das seis tenta juntar a identificação que a mega-star tem com o público e o clima de misticismo típico de viradas de milênio. Na trama de Ana Maria Moretzsohn, a cantora interpreta Cristal, uma moça pura e ingênua que nasceu e cresceu em comunhão com a natureza em uma comunidade alternativa.
Os conflitos ocorrem quando a menina começa a ter contato com pessoas da cidade grande e se aprofundam quando a garota se apaixona por Tony, um sujeito completamente urbano interpretado por Guilherme Fontes. ‘‘A história da novela é interessante porque dá margem para gerar torcida pelos personagens, além de ter ingredientes para agradar a todas as faixas etárias’’, aposta Ana Maria Moretzsohn.
A autora realmente terá de atrair diversos públicos – e não apenas as adolescentes – se quiser que ‘‘Estrela Guia’’ mantenha a média de audiência de ‘‘O Cravo e A Rosa’’, em torno de 32 pontos no Ibope. Foi a própria Ana Maria que reergueu para cerca de 30 pontos o combalido horário das seis com ‘‘Esplendor’’, em 2000, depois de seguidos fracassos para os padrões da Globo – as antecessoras ‘‘Pecado Capital’’, de Glória Perez, e ‘‘Força de Um Desejo’’, de Gilberto Braga, patinaram nos 20 pontos.
A diretora Denise Saraceni, que comandando a minissérie ‘‘A Muralha’’ chegou a 40 pontos no Ibope às 11 da noite – considerado um feito – sonha um pouco mais alto. ‘‘Se conseguirmos o mesmo prestígio e Ibope, já vai ser maravilhoso, mas é claro que estamos nos empenhando para superar’’, torce Denise.
‘‘Estrela Guia’’ não foge do padrão de custos de uma novela global. Cada um dos 83 capítulos está orçado em R$ 100 mil. Mas mesmo se for um sucesso, a trama não vai ser esticada, ao contrário do que costuma ocorrer. O compromisso está lavrado no contrato que Sandy assinou com a Globo: ela só grava até 31 de março. ‘‘Só topei porque o tempo de duração já estava fechado desde o início. Caso contrário, talvez nem aceitasse’’, esclarece Sandy.
Ana Maria Moretzsohn acredita que a novela vai emplacar justamente por ser de curta duração. ‘‘Vai ser pauleira o tempo todo. Isso segura o telespectador’’, teoriza. O foco principal da trama é a história de amor entre Cristal e Tony. É através do casal que o conflito entre comunidade e cidade grande vai ser retratado. ‘‘Essa história de amor é uma forma de simbolizar o casal ideal do terceiro milênio, que é o que consegue equilibrar as duas formas de viver’’, explica Ana Maria.
Os primeiros capítulos de ‘‘Estrela Guia’’ foram gravados na cidade de Pirenópolis, no interior de Goiás. É lá que foram ambientadas as terras de Jagatah, onde vive a Comunidade Arco da Aliança, da qual Cristal faz parte. A história de amor vivida entre Cristal e Tony é inspirada no filme ‘‘Papai Pernilongo’’, dirigido por Jean Negulesco nos anos 50.
Nele, a personagem de Leslie Caron se apaixona pelo tutor, interpretado por Fred Astaire, um homem bem mais velho que ela. Por isso mesmo, Ana Maria Moretzsohn precisava de um ator com o dobro da idade de Sandy para compor o par romântico.
O ator Guilherme Fontes – que não faz novelas desde ‘‘O Rei do Gado’’ – não teme uma possível rejeição do público por conta do escândalo envolvendo o filme ‘‘Chatô – O Rei do Brasil’’, no qual é acusado de superfaturamento. ‘‘Não considero que a imagem passada pelos jornais corresponda à minha imagem’’, tergiversa.
Como em qualquer conto de fadas, ‘‘Estrela Guia’’ possui uma vilã no melhor estilo ‘‘bruxa’’. E quem encarna o papel é Lília Cabral. Daphne é uma perua dominadora que vai atazanar a vida de Cristal assim que souber que a menina é herdeira das terras de Jagatah. É a primeira vez que a atriz interpreta uma vilã. ‘‘Está sendo divertido porque não dá para levar a sério uma mulher que faz de tudo para destruir uma menina. Só sendo bruxa infantil mesmo’’, brinca.
Ter uma novela feita sob medida não é para qualquer um. Por isso, não chega a ser surpresa que o tratamento de mega-star que Sandy recebe em ‘‘Estrela Guia’’ deixe muitos egos combalidos. O primeiro efeito colateral foi uma demonstração explícita de carência de vários atores, que andaram reclamando das regalias concedidas à estrela como, por exemplo, gravar apenas três vezes por semana e poder determinar o dia de término das gravações.
A diretora Denise Saraceni, no entanto, diz que não é nada disso. ‘‘É claro que a Sandy tem regalias, ela já nasceu tendo. Os atores não estão insatisfeitos e têm com Sandy uma relação amorosa e generosa’’, afirma. Maitê Proença, que vive a mãe da cantora na novela, confirma a boa relação. ‘‘A Sandy é muito simples. Gostei de contracenar com ela. Houve uma sintonia imediata entre nós’’, conta.
É certo que o assédio do público e da imprensa anda causando problemas. Mas embora o interesse tenha sido quase exclusivamente dirigido a Sandy e Júnior – que faz apenas uma participação na trama –, outros atores é que se sentiam perseguidos. Durante as gravações em Pirenópolis, atores como Fernanda Rodrigues, Carolina Ferraz e Floriano Peixoto, por exemplo, teriam pedido que a assessoria da Globo tomasse providências para retirar repórteres e curiosos do hotel, sob alegação de que não podiam colocar o pé para fora do quarto. Rodrigo Santoro foi ainda mais longe. Ele teria dado um ‘‘cavalo-de-pau’’ quando passeava de moto para escapar de fotógrafos.