A arte circense ganha destaque na programação do Festival Internacional de Londrina – Filo 2022 no feriado prolongado que celebra o padroeiro da cidade. Espetáculo do premiado grupo Lume Teatro, de Campinas (SP), “La Scarpetta, Spettacolo Artistico” leva números de magia, equilibrismo, música, contorcionismo e acrobacia ao palco do Cine Teatro Ouro Verde. A montagem será apresentada nesta sexta-feira (24) e sábado (25), às 20h30.

“La Scarpetta, Spettacolo Artistico” já foi apresentada em vários palcos brasileiros e no exterior (Espanha, Inglaterra, Bolívia, Dinamarca, França, México, Estados Unidos, Portugal e Itália). A montagem é o resultado da pesquisa do ator Ricardo Puccetti com direção do palhaço italiano Nani Colombaioni, que pertence à famosa família de clowns Colombaioni. Ativos há seis gerações, desde os tempos da Commedia Dell’Arte, os integrantes da trupe italiana foram inspiradores e atores do cineasta Federico Fellini (1920 - 1933) no filme “I Clowns” (“Os Palhaços”, de 1970).

Em cena, o palhaço Teotônio – uma espécie de artista “pau pra toda obra” para quem os problemas são um impulso para o brincar – apresenta seu "Spettacolo Artistico" repleto de números de magia, equilibrismo, contorcionismo, música e acrobacia com ovos, provocando e surpreendendo o público que vê surgir diante de si o caos. Uma demonstração do potencial de guerrilha do palhaço com seu subversivo poder de transformação.

Para o ator Ricardo Puccetti, o palhaço encanta porque fala da nossa humanidade, da nossa finitude, das nossas vulnerabilidades, e sempre nos ensina que podemos rir dos nossos erros e tentar acertar mais uma vez. “Esse encontro que o palhaço proporciona entre pessoas é uma espécie de comunhão e, realmente, provoca um grande encantamento”, acrescenta o artista que integra a companhia Lume Teatro desde 1988.

Puccetti afirma que o palhaço tem o papel fundamental de “resgatar em nós a importância de estarmos juntos, olho no olho, e rirmos juntos” neste momento de retomada das atividades presenciais. “Durante a pandemia nossos encontros foram filtrados por uma tela, não tínhamos mais o toque, tudo o que é ao contrário do que o palhaço proporciona. O palhaço vem trazer essa capacidade revolucionária da transformação, de que o mundo não é estático, que as coisas não estão cristalizadas. Nos lembra da constante transformação da vida humana”, afirma o ator, que já participou de várias edições do FILO.

Leia mais: Festival Varilux traz filmes franceses clássicos e inéditos a Londrina

Fundado em 1985, o grupo Lume tem uma trajetória de sucesso que inclui um Prêmio Shell conquistado em 2013. A companhia sediada em Campinas atua como um núcleo de pesquisa formado por sete-atores criadores que possui repertório diversificado de teatro físico, espetáculos em grupo, solos e intervenções de grande dimensão ao ar livre com a participação da comunidade. O grupo possui atualmente mais de uma dezena de espetáculos em cartaz e difunde sua arte por meio de oficinas, demonstrações técnicas, intercâmbios de trabalho, trocas culturais, assessorias, reflexões teóricas e projetos itinerantes, que celebram o teatro como a arte do encontro.

O Filo é patrocinado pela Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). A realização é da Associação dos Profissionais de Arte de Londrina (Aspa) e da Universidade Estadual de Londrina.

Serviço:

Filo - “La Scarpetta, Spettacolo Artistico”, com Lume Teatro (Campinas/SP)

Onde - Cine Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85)

Quando – Sexta (24) e sábado (25), às 20h30

Quanto – R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada)

Ponto de venda – Plataforma Sympla

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link