ESPAÇO CULTURAL - Com-Tour quer parceria para reativar cinema
PUBLICAÇÃO
domingo, 16 de janeiro de 2005
Fábio Galão<br>Reportagem Local 
A administração do shopping Com-Tour, localizado na Zona Oeste de Londrina, está atrás de parcerias para reativar o cinema do local. Inaugurado no início da década de 70, o espaço atravessou épocas de decadência e ficou anos fechado. Em outubro, chegou ao fim uma reforma no local, na qual foram colocadas 500 poltronas compradas do Catuaí Shopping. O Cine Teatro Com-Tour possui condições de sediar eventos como palestras e apresentações de música, mas está sem estrutura para a reativação do cinema.
Segundo Cristina Parra Valero Silva, gerente do shopping, faltam tela, um projetor e ar condicionado. ''As grandes empresas de cinema preferem se estabelecer em shoppings mais novos, com várias salas. Acredito que o cinema do Com-Tour poderia sediar um circuito mais alternativo, com filmes educativos, históricos e produções mais artísticas, que fujam do perfil de sucessos de bilheteria'', opina.
Em uma fase de vacas magras, o cine teatro chegou a ser alugado para uma igreja evangélica. A restauração concluída no ano passado durou cerca de dois anos - paralelamente às obras, foram realizados eventos no espaço, como ensaios e apresentações da Orquestra da Universidade Estadual de Londrina (Osuel), durante a reforma feita em 2002 no Cine Teatro Ouro Verde, e espetáculos do Festival de Música de Londrina.
Recentemente, o cine teatro tem abrigado palestras, formaturas e simpósios. ''O palco é considerado pequeno por pessoas que trabalham com teatro, mas o espaço é ideal para a reativação do cinema. Com a carência de locais para eventos de cultura, seria uma alternativa'', alega Cristina.


