Os 50 poemas da obra "Há de Tempo de Sobra" , do poeta e cientista social Wilson Moreira inquietam, promovem reflexão e também oferecem uma leitura leve e enriquecedora. Do vocabulário aos temas, a obra atrai e não dá voltas para expor sobre os sentimentos do autor - sentimentos universais.

Sonhos, amores, solidão, liberdade, as flores, o nascer e o por do sol estão nos textos de Moreira de modo a criar identificação com o leitor. Em "Apenas um rio", escreve: "Estranho esse rio / Com águas / Que não param/ Renovando/ O sentimento/ sempre/ Viajando/ Pra não voltar/ Sem dali sair."

Livro de poemas de Wilson Moreira aborda temas universais
Livro de poemas de Wilson Moreira aborda temas universais | Foto: Walkiria Vieira

Em seu nono livro publicado pela editora Usina de Letras, Moreira explica que a obra está pronta desde 2020, mas aguardou a situação da pandemia estar mais controlada para poder fazer o lançamento. Formado em Ciências Sociais, Moreira é natural de Nova Santa Bárbara. São de sua autoria: "Estilhaços de uma vida em espiral" – 2009 "Vagando pelas horas" – 2010; "Íntimo exterior" – 2012; "Um pouco de coisas" – 2014; "Húmus Sapiens" – 2015; Prisão dos dias" – 2018; "Humano objeto errante" – 2019; "Há tempo de sobra" – 2020;

Em relação ao título dado à obra, o poeta explica que " Há tempo de sobra" aponta para uma esperança, não remete exatamente a dizer que existe tempo sobrando na vida. "A poesia traz essa reflexão porque podemos construir algo diferente. Ainda tempos tempo de refazer caminhos, corrigir erros, tocar a vida em frente de uma forma diferente que vai além dos sofrimentos e das coisas negativas do cotidiano. E acrescenta: "Esse é o sentido do título, de existir um tempo positivo, embora estejamos por um tempo sombrio, de crise e de esperança. Podemos construir um novo tempo", aposta.

No prefácio, Moreira não ignora vivemos um tempo de tristeza. "Uma pandemia nos envolveu e redirecionou nossas vidas, ou no mínimo, nos reestruturou. Olhemos em frente com esperança, nos resta reconstruir e se reerguer com as ausências que ficaram. O tempo permanece, usemos a nosso favor, pra amar e desfrutar os momentos da melhor forma. Há tempo de sobra pra viver melhor." E faz referências bíblicas dos versículos de 1 a 8 do capítulo 3. “Há tempo pra tudo; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu: Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de jogar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz", destaca.

Ampulhetas Quebradas

O tempo impostor

Engana todos

Sem pudor

Dias, meses, anos

A vida é circular

O que houve há de ser

Ampulhetas quebradas

Aprisionaram o tempo

Que nos prendeu

Em suas garras

(Poema do livro "Há tempo de sobra", de Wilson Moreira)

.
. | Foto: Walkiria Vieira

Serviço:

Lançamento do livro de poemas "Há tempo de sobra"

Autor: Wilson Moreira

Editora: Editora Usina das Letras

Vendas: www.usinadeletras.com.br

Valor: R$20

Quando: Sábado (11), às 9 horas

Local: Rua Piauí, 211 - Villa Rica