ESCOLHA O FILME-Carlos Eduardo Lourenço Jorge
ESCOLHA O FILME
Carlos Eduardo Lourenço Jorge
60 Segundos O que é lamentável neste show-room automobilístico é que o filme, em 117 minutos, não consegue repetir a proeza do trailer eletrizante, que não chega a empolgar. A façanha do argumento um único ladrão roubar 50 carros numa única noite não deve impressionar muito as estatísticas brasileiras.
Os Flintstones em Viva Rock Vegas Segunda aventura em carne e osso com os personagens de desenho animado criados por Hanna & Barbera. Nesta história, os primeiros tempos do romance entre Fred e Wilma, Barney e Betty. Programa de férias, admitidos os adultos que curtiram as histórias originais na tevê pré-histórica.
Fantasia 2000 O público deste fim de século vai conhecer neste filme um dos segmentos do primeiro e revolucionário Fantasia, realizado há 60 anos. É pura poesia, a de Mickey como O Aprendiz de Feiticeiro, ao som de Paul Dukas. A produção de agora, com mais técnica e menos encanto, traz a ilustração animada da música de outros compositores, entre eles Gershwin e Beethoven.
Ninguém é Perfeito Comédia dramática. O diretor Joel Schumacher (8 mm) muda de registro e parte para tema um pouco mais leve. Robert De Niro é um policial que entra em disfunção física. Na recuperação, é ajudado e até recebe aulas de canto de uma drag queen (Philip Seymour). O assunto é sério o respeito pelas diferenças entre pessoas.
A Fortuna de Cookie Um prazer raro, este pequeno filme que reafirma a presença sólida de Robert Altman entre os cineastas de exceção. Um suicídio maquiado como crime numa pequena cidade do sul dos Estados Unidos é o ponto de partida para um quase thriller policial onde não falta bons personagens e agudas observações sociais. Mas é preciso saber enxergar.
O Patriota Épico de Roland Emmerich, ambientado em 1776, na Carolina do Sul. Mel Gibson é Benjamin Martin, ex-combatente que se vê obrigado a voltar à guerra ao lado do filho onde lidera um exército destemido contra tropas britânicas. O filme bem que poderia ser batizado como A Apologia da América. Em duas horas e quarenta de duração, o que não faltam são bons sentimentos, valores heróicos e personagens perfeitos.
Pokémon 2000 As crianças se despedindo das férias merecem coisa melhor. É só olhar em volta e buscar Dinossauro, Fantasia, Caminho para El Dorado, Titan, Flintstones.
Buena Vista Social Club Documentário feito por Wim Wenders que registra apresentação de cantores e compositores da velha guarda cubana Compay Segundo, Ibrahim Ferrer, Elíades Ochoa, o pianista Rubén Gonzales. O filme foi rodado em Cuba, Holanda e Estados Unidos. Trata-se de um documentário entremeado de humor e lirismo, combinados à perfeição da música. E que música!
Premonição Não confundir este subproduto TT Terror Teen com A Premonição de Neil Jordan, filme menor na filmografia do diretor mas muitos furos acima dessa bobagem adolescente. Como sempre, produções do tipo servem como laboratório para a usina de rostos jovens que abastece o cinema descartável.
Cotação: (fraco) (razoável) (bom) (ótimo) (hors concours).





