Depois da participarem da 3ª Oficina Gratuita de Música da Escola Sol Maior, crianças e jovens dão a largada para várias apresentações pela cidade mostrando um show de vários ritmos. O objetivo é reunir mais de dez mil pessoas em cinco concertos que começaram na última terça-feira (7) e vão até 28 de março.

LEIA MAIS:

Com 'Fala, Maestro", Roney Marczak se consolida no rádio

O mês será marcado por apresentações culturais programadas para pontos estratégicos de Londrina, entre os endereços escolhidos está a escola de línguas estrangeiras Cultural, onde já ocorreu a primeira apresentação, a UEL (Universidade Estadual de Londrina), HU (Hospital Universitário) e o Centro de Educação Infantil Jardim Alvorecer, todas as edições terão entrada gratuita.

Durante 12 meses dezenas de jovens participaram das oficinas de música ministradas pelos professores Gonçalo Rebelato, Paulo Dolens, Gabriel Abussafi, Natanael Fonseca, Marcio Gouvea, Tania Vaz, Daniela Marczak, Frederick Zanetti e Hugo Henrique no Centro Cultural e de Integração das Artes que fica na rua Ibiporã, 894, em Londrina, onde cada aluno aprende o instrumento escolhido.

“Para essa edição temos aulas de violino, violão, viola caipira, guitarra, baixo e canto coral. Os interesses dos alunos é sempre como tocar bem os instrumentos e quais são os atalhos para questões técnicas e práticas no desenvolvimento, para que depois desses doze meses de aulas já tivessem essa oportunidade de se apresentar em público”, explica o maestro e violinista Roney Marczak, 51. Essas oficinas fazem parte de um projeto patrocinado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Crianças e jovens que participaram de uma oficina musical agora fazem uma série de concertos
Crianças e jovens que participaram de uma oficina musical agora fazem uma série de concertos | Foto: Divulgação

CULTURA E ARTE

A primeira edição do projeto foi realizada em 2019 e o número de participantes só vem crescendo, diz o maestro. Hoje, muitos londrinenses já podem soltar a voz ou se orgulhar de tocar um instrumento. “O intuito é dar a oportunidade para as pessoas que queiram estudar música e não podem. Nós crescemos e de 40 alunos, hoje, as oficinas abrigam, entre coral e atividades individuais e em grupo, 140 bolsistas”, explica o maestro.

Com apresentações que vão da música instrumental, passando pelo barroco até a MPB, o público poderá aproveitar todos os estilos e observar a dedicação dos alunos às aulas e tudo o que foi pensado para ampliar ainda mais a programação cultural da cidade.

A direção artística também ficou sob o olhar de Marczack que também é membro da Academia de Cultura do PR.

Projetos como esse do Centro Cultural e de Integração das Artes junto da Escola Sol Maior mostram que há grupos dispostos a alcançar um número maior de pessoas num território que cresce cada vez mais e precisa pensar projetos e estratégias para ampliar a aderência do público para o entretenimento artístico. “Ainda falta muito incentivo, temos uma cidade de aproximadamente 600 mil habitantes e não temos um teatro municipal e uma escola de música municipal, instituições normais para o patamar de uma cidade pujante como Londrina", diz Marczak.

Para o próximo ano há planos e confirmação para a 4ª edição do Oficina Gratuita de Música já aprovada aprovada pelo Governo Federal e agora com novidades: serão incluídas aulas de piano e teclado. “Estamos esperando o carinho e

atenção dos patrocinadores para virem junto conosco e dar a oportunidade para centenas de alunos, crianças e jovens talentosos, terem a chance de ganhar uma bolsa de estudos e continuar esse trabalho com música, arte e cultura”, diz o maestro.

Serviço:

Escola de Música Sol Maior I WhatsApp: (43) 991309939

Apresentações

CECA I UEL (Centro de Educação, Comunicação e Artes)

Data: 14/03 Horário: 19h30

*

Hospital Universitário (HU)

Data: 21/03 Horário:19h30

*

Centro de Educação Infantil Jardim Alvorecer

Data:25/03 Horário: 11h00

UEL (Universidade Estadual de Londrina)

Data: 28/03 Horário:12h30