Escola Municipal de Dança apresenta O Quebra-Nozes
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 29 de novembro de 2012
Redação FolhaWeb com EBC 
Clássico do balé, O Quebra-Nozes será apresentado nesta quinta (29), sexta-feira (30), sábado (1º) e domingo às 20h30, no Circo Funcart. O espetáculo marca o encerramento das atividades do ano da Escola Municipal de Dança (EMD).
As apresentações contam com dois elencos, reunindo no palco cerca de 170 alunos de todos os anos dos núcleos Centro e Zona Norte da EMD, que reviverão o romantismo da história da menina Clara e do Quebra-Nozes. A composição é de Tchaikovsky (1840-1893).
O espetáculo de final de ano é sempre aguardado por alunos, familiares e o público em geral que, além de conferirem o resultado do trabalho da EMD durante o ano, assistem sempre um espetáculo do repertório clássico do balé.
"O desafio é fazer um espetáculo o mais próximo possível da versão original. Precisamos de algumas adaptações porque não se trata de uma apresentação com um elenco profissional, mas de alunos de dança, a partir de sete anos de idade. É muito difícil reunir tanta gente no palco, além de toda a dificuldade para podermos ensaiar. Porém, obtemos sempre um bom resultado em cena", avalia o diretor da montagem, Marciano Boletti.
"É importante dizer que a realização da montagem é da Funcart, através de recursos que conseguimos nas três temporadas realizadas pela escola durante o ano, ações entre amigos e outras promoções para conseguirmos confeccionar figurinos e cenários", acrescenta Boletti.
A coreografia conta uma história em que a fantasia e magia, típicas do romantismo, transformam o palco no sonho da protagonista Clara.
O balé de dois atos começa em uma grande festa de Natal na casa do prefeito de um vilarejo, que é o pai de Clara e Fritz.
Entre os convidados para o baile, o padrinho da menina, que é um relojoeiro e fabricante de brinquedos, Drosselmeyer. Ele dá à garota, um boneco quebra-nozes em forma de soldado.
Fritz toma o presente de Clara e acaba quebrando o Quebra-Nozes. Quando os convidados vão embora, Clara dorme com o brinquedo nos braços. É aí que a menina inicia a sua viagem fantástica pela fantasia.
Depois de uma batalha contra o Rei Rato, o Quebra-Nozes se transforma em um príncipe, que leva Clara para conhecer um mundo encantado, transportando também o público para esse universo de magia.
Os dois protagonistas são interpretados por duas duplas de bailarinos, Igor Vargas e Amanda Carina, Quebra-Nozes e Clara, e Pedro Frizon e Bruna Camila. Aluno da EMD, Frizon foi selecionado para bolsa da Escola do Bolshoi, em Joiville (SC) para 2013.
Ingressos estão esgotados. Na hora, caso haja desistências,os ingressos poderão ser disponibilizados para os interessados.
Serviço: Espetáculo O Quebra-Nozes
Quando: quinta (29), sexta-feira (30), sábado (1º), domingo (2) e dias 6,7,8 e 9, Horário: 20h30,
Onde: Circo Funcart (Rua Souza Naves, 2380). Informações: 3342-2362.
Ingressos: R$ 10,00
Ficha técnica: Quebra-Nozes
Direção: Marciano Boletti
Coordenação da Escola Municipal de Dança: Sonia Secco Candido
Professores:
Alexandro Micale
Giovanna Machado
Luciana Lupi
Marciano Boletti
Patrícia Proscêncio
Rosângela Homem
Edméia Lima
Personagens:
Quebra-Nozes: Igor Vargas e Pedro Frizon
Clara: Amanda Carina e Bruna Camila
Príncipe Marzipan e Fada do Açúcar: Ivo Júnior e Giovanna Machado
Hugo Vargas e Ariela Pauli
Pedro Frizon e Kamila Oliveira
Iluminação e cenografia: Dan Bueno e Roberto Rosa
Concepção figurinos: Sonia Secco Candido e Silvana Lunardelli


