Momento com Papa João Paulo II em 1995 após  concerto realizado durante missa solene em sua capela privada PRIVADA NO VATICANO 3.JPG
Momento com Papa João Paulo II em 1995 após concerto realizado durante missa solene em sua capela privada PRIVADA NO VATICANO 3.JPG | Foto: Divulgação/Vaticano

Música é arte. Oficialmente, é elencada como a primeira de 11. São elas: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, história em quadrinhos (HQ), jogos eletrônicos e arte digital. Cada uma com seu valor. E é a música a arte que mais toca o a maestro londrinense Roney Marczak, fundador e diretor-geral da Escola de Música Sol Maior. Com 20 anos de atividades, a Sol Maior apoia jovens carentes que possuem talento para a música.

Relativamente acessível e de um primor imensurável, a música está presente no cotidiano das pessoas e, independentemente de preferências, ritmo, harmonia e melodia, as músicas despertam sentimentos e mexem com as emoções das pessoas. Para cada momento, há a ideal e, seja pela influência de familiares, amigos ou artistas, a música tem o poder de transformar momentos, inspirar e também de transmitir mensagens. Música também é comunicação.

Com o objetivo de proporcionar o acesso à arte é que a escola foi criada e um programa de bolsa de estudos. A cada três alunos pagantes, a Escola de Música Sol Maior concede uma bolsa a algum jovem carente. Em recente homenagem apresentada pelo senador Alvaro Dias, Marczak recebeu Voto de Aplauso por meio do requerimento nº 1.411, de 2021, em razão de seu projeto social.

De acordo com Dias, graças a este programa, nas últimas duas décadas centenas de jovens de famílias sem recursos, que poderiam estar na marginalidade, possivelmente engrossando as estatísticas do crime, converteram-se em músicos e professores de música. "Esses talentos descobertos pela ação do Programa Social Sol Maior hoje se destacam atuando profissionalmente no Brasil, e muitos deles também no Exterior", expôs o senador.

Sede da Escola Sol Maior: 20 anos de atividades e inclusão
Sede da Escola Sol Maior: 20 anos de atividades e inclusão | Foto: Divulgação/acervo Sol Maior

Tornar a primeira arte mais inclusiva foi um sonho perseguido por Marczak em todo esse período de sua trajetória profissional. Sobre os 20 anos de trabalho e os talentos revelados, reflete: "Esses anos representam muitos desafios vivenciados, porém muitas alegrias e realizações, principalmente por termos atendido mais de 8.000 crianças e jovens, muitos em situação de vulnerabilidade social e ver mais de 500 deles se tornarem ótimos profissionais da música espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Todo apoio é bem-vindo

Em razão da pandemia da Covid-19, a escola está sem realizar eventos, concertos ou apresentações, fundamentais para a manutenção do programa. "Além disso, a matemática que adotamos na Escola de Música Sol Maior onde a cada aluno, concedemos uma bolsa para uma criança ou jovem comprovadamente carente, está muito longe da realidade, pois perdemos muitos desses alunos pagantes decorrente dessa situação toda da pandemia com perda de empregos e outros motivos que exigem contenção de despesas. Dessa forma, hoje, quem puder adotar um aluno/aluna vai ajudar muito. Também a doação de instrumentos musicais, partituras e acessórios de música. As cestas básicas ou doações espontâneas são bem-vindas", antecipa os agradecimentos.
Sem eventos, escola precisa de apoio para seguir programa de bolsas
Sem eventos, escola precisa de apoio para seguir programa de bolsas | Foto: Divulgação/acervo Sol maior
Vida dedicada à música

O maestro Roney Marczak é um londrinense que revelou precocemente seu talento para a música, voltada para o violino, que começou a estudar aos seis anos de idade. Deixando a adolescência, entre 900 candidatos, Roney foi um dos três bolsistas selecionados pelo governo alemão para estudar na Faculdade de Música de Freiburg, em Breisgau, onde realizou o curso de graduação com nota máxima. Também foi bolsista do governo suíço e concluiu pós-graduação e mestrado na Faculdade de Música de Berna, igualmente com as melhores notas.

Graças a seu talento, o jovem londrinense em pouco tempo se tornou um nome da maior expressão no mundo musical europeu. "Tanto que o Vaticano me convidou a ser o responsável pelas músicas que foram executadas durante a missa solene, celebrada pelo Santo Papa João Paulo II, que reuniu pela primeira vez todas as eminências católicas do Oriente em Roma", recorda.

Foi vencedor e premiado em todos os 11 concursos nacionais e internacionais dos quais participou, entre eles em Tóquio, no Japão e em Freiburg, na Alemanha. No Japão, realizou concertos em Tóquio e outras cidades. Foi recebido por integrantes da família real japonesa e também premiado pela sua participação no Concurso Internacional Bunka Kaikan, realizado na capital japonesa.

Após 20 anos de estudos e trabalhos frente a importantes orquestras na Alemanha, Áustria, França, Itália e Suíça e como professor no Kolleg St. Blasien, na Alemanha e na Faculdade de Música de Wohlen, na Suíça, o maestro Roney Marczak interrompeu o curso de doutorado na Universidade de Berna para voltar à sua terra natal, onde fundou a Escola de Música Sol Maior, da qual é professor e diretor-geral.

Imagem ilustrativa da imagem Escola de Música Sol Maior celebra 20 anos
| Foto: Divulgação

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1