Para arrecadar fundos para a montagem ‘‘Alice Através do Espelho’’, os alunos da Escola Municipal de Teatro fizeram várias promoções. Além disso, mantêm a campanha ‘‘Dar é uma questão de impulso’’, criada pela Funcart para arrecadar dinheiro para as escolas municipais de teatro e dança e para o Balé de Londrina. Qualquer pessoa pode doar no mínimo R$ 1,00, que vem descontado na conta telefônica. É só ligar para (043) 323-0945.
Com relação a patrocínio, o grupo está se virando como pode. Algumas empresas já entraram com apoio, mas falta muita coisa. ‘‘Precisamos firmar mais convênios, melhorar o salário dos professores’’, comentam os alunos. A mensalidade, que é propositalmente baixa, não cobre todos os custos. ‘‘Nós sabemos que está todo mundo quebrado’’, diz Paulo de Moraes. ‘‘Mas a Cultura não pode sempre ficar em terceiro plano’’. O projeto da montagem está incluído na Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
A produtora do espetáculo, Cristine Viana, tem pouco tempo para captar os recursos necessários para o projeto. ‘‘Não está fácil. É uma grande produção e precisamos de patrocínio. Já encaminhamos o projeto para vários lugares, mas ainda estamos aguardando retorno’’.
Enquanto o patrocínio não vem, os alunos botam a mão na massa. Em mutirão, realizam várias tarefas, como pintar o barracão de 300 metros quadrados que será usado como local de apresentação. Esses mesmos alunos lembram: ‘‘A escola está aberta a qualquer patrocínio’’.
Os ingressos para ‘‘Alice...’’ já estão à venda na Escola de Teatro (rua Acre, 315) e na Secretaria de Cultura (Praça 1ºMaio, 110) e custam R$ 10,00. As pessoas que contribuem com a campanha ‘‘Dar é uma questão de impulso’’ terão 50% de desconto no valor do ingresso. (J.S.)

mockup