Escatologia em cena
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 28 de março de 2003
Equipe da Folha 
Curitiba A escatologia sempre esteve presente nas montagens dos ''Satyros'', companhia que nasceu em Curitiba, mas atualmente tem braços em São Paulo e Alemanha. Não é diferente no espetáculo ''Filosofia na alcova'', adaptação do diretor Rodolfo Garcia Vásques para a obra de Marquês de Sade, que estréia hoje na Mostra Contemporânea do Festival de Teatro de Curitiba. Portanto, um aviso: quem for ao Sesc da Esquina hoje e amanhã vai ter que preparar o estômago.
Fezes, urina, atores despidos e todos os recursos que geralmente chocam até o espectador mais desavisado (ou o fazem levantar e ir embora) estão presentes no espetáculo de forma bem realista. Esta é terceira vez que o grupo monta ''Filosofia...'' uma das montagens foi feita na década passada, em Portugal, onde o grupo já se fixou, com direito a turnê por outros países europeus.
A peça foi escrita em 1795 e retrata as lições de amor nada convencional a que a jovem Eugénie de Mistival é submetida. No elenco estão Ivam Cabral, Patrícia Aguille, Marcus Vinícius, Soraia Aguilerra, Daniel Morozetti e o transexual cubano Fedra de Córdoba, de 66 anos, que também aparece nu em cena.
(K.M.P.)
Serviço:
''Filosofia na Alcova''. Hoje às 21h30 e amanhã às 20 e 22 horas, no Sesc da Esquina, em Curitiba. Ingressos a R$ 20,00.


