A onda do momento no litoral da Bahia é a observação de baleias. Até novembro, as jubartes visitam a costa brasileira - e a partir de Caravelas e do Prado, no litoral sul, e da Praia do Forte, no norte, há passeios específicos para assistir ao espetáculo de sons e de acrobacias proporcionado pelos cetáceos.
Essa atividade turística é recente - se consolidou, de fato, na temporada passada - e dá sinais de que veio para ficar. ''O valor agregado às baleias, hoje, está no turismo de observação, cuja renda é melhor distribuída do que era quando havia caça'', diz Milton Marcondes, de 41 anos, coordenador de pesquisa do Instituto Baleia Jubarte (IBJ).
O IBJ incentiva o turismo de observação. Incrementa os programas das operadoras com palestras e cede monitores para os passeios. Sua função é explicar tudo sobre as baleias e ajudar os turistas a observá-las e a localizá-las no mar. ''Ver uma baleia já é uma experiência espetacular e agregar informação a isso é fundamental'', diz Marcondes. No dia 24, o IBJ inaugura na Praia do Forte o Centro de Pesquisa e Educação Ambiental (Centropea), aberto à visitação.
As jubartes migram nesta época do ano rumo à costa brasileira vindas das Ilhas Geórgia do Sul e Sanduíche do Sul, situadas no Atlântico Sul, ao norte do Mar de Weddell, na Península Antártida. Elas viajam em busca de águas mais quentes para acasalar e procriar - e encontram na costa baiana temperatura entre 25 graus e 27 graus. ''Para elas, o Brasil funciona como destino de lua-de-mel e como berçário'', diz Marcondes.
As jubartes vivem em média 50 anos, atingem a maturidade sexual aos 5 ou 6 anos e dão à luz a um filhote por vez (não nascem gêmeos) a cada dois ou três anos. O ciclo de gestação dura 11 meses. As jubartes atingem até 16 metros de comprimento e pesam de 30 a 35 toneladas. São consideradas de tamanho intermediário entre seus pares.
A caça da jubarte na costa brasileira foi proibida há 40 anos. O Ibama regulamenta o turismo de observação de baleias por meio da portaria 117, de 16 de dezembro de 1996, alterada pela portaria 24, de 8 de fevereiro de 2002. Entre outras determinações, diz que a embarcação deve manter distância mínima de 100 metros do animal.
Estima-se que a população de baleia jubarte na costa brasileira seja atualmente de 6.250 animais. O cruzeiro científico mais recente, há uma semana, observou 95 baleias, uma média de 2,5 por hora - contra 2 no ano passado. Uma recuperação discreta.
Mais rapidamente cresce o interesse dos turistas. Na temporada passada, 1.700 pessoas fizeram o passeio na costa baiana. A caça às baleias continua, só que, em vez de arpão, agora são usadas máquinas fotográficas e filmadoras.
SERVIÇO
Como chegar às praias:
O trecho entre Salvador e a Praia do Forte é feito pela Expresso Linha Verde Plena (a viagem dura 1h30). Tel.: (71) 3450-0321
Para ir de Porto Seguro a Prado ou a Caravelas é preciso chegar a Itamaraju. A empresa Expresso Brasileiro faz os itinerários. Tel.: (73) 3288-3650

mockup