Só dá ela, entendeu? E podem uns e outros espernearem até levantar poeira, mas Ivete Sangalo vem se saindo bem num quesito: passar por falatórios às vezes não muito positivos e seguir bonita. Bem, fenômenos de mídia vêm e vão e ela parece disposta a peitar o desafio de manter-se em evidência e reverter a seu favor a superexposição de imagem. Se um dia errar na mão, paciência. ''Os artistas sempre falham uma hora'', atesta.
Teorias à parte, o negócio é o seguinte: Ivete Sangalo vem ratificar a popularidade no show que faz hoje, a partir das 21 horas, nas dependências do Parque Ney Braga, em Londrina. É lá onde, com o perdão do infame e manjado trocadilho, vai rolar a festa numa megaestrutura digna dos artistas top de linha camarote, jornalistas credenciados, praça de alimentação, seguranças de todos os tamanhos e diâmetros, sanitários químicos, módulo policial, ambulatório médico com ambulância, entre outros cuidados. Os portões serão abertos ao público a partir das 18 horas.
O show ''MTV ao Vivo'', que tem apoio da Folha de Londrina, será aberto por outro fenômeno, esse com dimensões regionais: o cantor e instrumentista gaúcho Ratto, que sobe ao palco às 20 horas, para apresentar canções da MPB e do pop-rock. Em seguida, será a vez de Ivete Sangalo tá marcado para começar às 21 horas, é ver para crer. Depois do furacão Sangalo, a festa fica por conta da banda Planeta Axé, cuja vocalista Elaine Fernandes foi eleita cantora revelação do carnaval baiano de 2005. Entre uma atração e outra, o Dj curitibano Wpereira segura os ânimos com as pick-ups. O show é promovido pela Magno Produções Artísticas
O foco, obviamente, estará sobre Ivete Sangalo. Contem o número de integrantes da banda: Radamés (teclado), Juninho (guitarra), Gigi (baixo), Letiere (saxofone), Gilberto (trompete), Ferreirinha (trombone), Tonho Batera (bateria), Fabinho. Márcio Brasil e Cara de Cobra (percussão), Patrícia Sampaio, Kakau Gomes e Juju Gomes (vocais) isso fora o pessoal da produção. Noves fora, Ivete está podendo!
O repertório? Ora, ora, sucessos e mais sucessos colhidos em dez anos de carreiras e aglutinados no álbum ''MTV ao Vivo'', que vendeu um milhão de cópias e mais de 200 mil DVDs e fez meio mundo arregalar os olhos, principalmente os críticos da axé music. E expandiu o raio de atuação de miss Sangalo, que foi colhendo adjetivos e títulos como musa, furacão, nova rainha do axé, rainha do carnaval baiano e por aí vai até Portugal se rendeu aos seus encantos. ''Nunca imaginei tudo isso. De nada adiantaria ter todo esse sucesso se não houvesse satisfação íntima'', disse a entrevista em entrevista à Folha2.
A próxima empreitada de Ivete já tem nome: ''As Super Novas''. Trata-se do sexto disco-solo que chega às lojas entre 28 de outubro e 2 de novembro. O título remete à estética dos famosos elepês das décadas de 70, que traziam compilações de hits do momento na capa sempre uma bonitona sentada numa possante motoca, o que deve ser reproduzido por Ivete. Terá dez faixas inéditas e dois bônus: ''Soy Louco Por Ti América'' e a provável versão ao vivo de ''Chorando se Foi'', emblemática canção da época da Lambada.
A seguir os principas trechos da entrevista que Ivete Sangalo concedeu à Folha2, onde fala da fama, de amor, do conterrâneo João Gilberto, entre outros assuntos. Tudo recheado com tiradas espirituosas.


Você tá bem na foto, né?
(risos) Ah, meu filho, muito obrigada. Mas é o público quem determina isso, sabia? Mesmo que a gente trabalhe muito, se o público não gostar não tem jeito.

Agora se diz: nova rainha da Axé, diva, musa, furacão baiano, cada vez aparecem mais adjetivos. Você é o que nisso tudo?
Eu sou o que o público quiser, meu querido. Com todo o respeito a vocês da imprensa que dão força e fazem uma conclusão mais profunda de um disco, mas na verdade meu trabalho é para o público. Quando entro no estúdio eu não penso em outra coisa a não ser no povo cantando, dançando, se divertindo.

Mas isso não significa ter a obrigação sempre de escolher um repertório que agrade ao público em detrimento do que você realmente gostaria de gravar?
Não porque artisticamente eu sou fruto da minha personalidade. Eu jamais gravaria alguma coisa que não estivesse de acordo com a minha onda. Eu me compreendo cada vez mais. Não sou pretensiosa de achar que com essa ou tal música vou acertar na fórmula.

Sua carreira ultimamente pode ser contada em números: 1 milhão de cópias do último disco, mais de 200 mil DVDs...
(interrompendo) Isso é um reflexo de artistas que têm popularidade. Então nós nos tornamos números, produtos. O que vende é produto na prateleira que o cara vai lá e compra, não é mesmo?

E você é um bom produto?
Ah, eu sou um produto maravilhoso. Pra você ter uma idéia, os caras da gravadora (Universal Music) só ligam para saber se eu estou bem. Não me perguntam o que estou gravando, o que estou fazendo. Nisso estou muito tranquila.

Autonomia conquistada, né?
Eu conquistei porque sempre coloquei minha realidade dentro do trabalho. Dei sorte porque obtive êxito com isso, né? Veja, o sucesso é particular, mas eu acredito mais no sucesso íntimo. O sucesso generalizado é uma coisa gostosa, mas de nada adiantaria se eu não tivesse satisfação particular com tudo isso isso.

Você gravou o MTV ao Vivo, um projeto bem-sucedido. Enfim, você está no ápice da carreira. Não pinta aquela responsabilidade de fazer um novo disco que corresponda à aceitação e principalmente vendagem?
Olha, vou lhe falar uma coisa: pode ser até que eu seja exceção, mas na história da música no mundo os artistas sempre falham uma hora.

E você está preparada para isso?
Vamos ver na hora. Você está preparado para levar um chifre, para ser roubado? Não está, só vai saber na hora. A mesma coisa acontece com o artista que faz um disco...

Você tem um lado bacana que é o bom humor, as tiradas espirituosas. Alguma vez você perdeu o amigo, mas não perdeu a piada?
(risos) Ah, meu amigo, eu sempre perco o amigo e nunca perco a piada. Aliás, isso é uma tônica da minha vida.

Você é de Juazeiro, conterrânea de João Gilberto. Ele cool, você popular, de festa. Vocês já se cruzaram? Você nunca chamou ele pra cantar ''Poeira'' ou ''Festa''?
Meu amor, os rótulos sobre o artista quem dá é a imprensa. E muitas vezes são determinações superficiais. João Gilberto é uma das pessoas mais divertidas, mais queridas que eu conheço. Ele já cantou pra mim ao telefone, já conversamos. Ele disse que era meu fã e eu disse que era fã dele também... Você só vai saber como é seu vizinho, a casa do vizinho a não ser que você entre, sacou?

E o que ele falou pra você ao telefone?
Ele falou que adora quando me vê na televisão... Ah, mas isso é uma coisa particular. Falei com ele ao telefone, mas não sou amiga íntima de João Gilberto pra estar ligando e incomodando o cara, não é?

Não querendo me intrometer, mas já me intrometendo: você tá amando quem? Como anda o coração?
(surpresa) Olha que figura! Eu estou namorando, estou ótima!

A pele está boa?
Está ótima!

Quem você está namorando?
(risos) Olha só! Oras, estou namorando meu namorado...Estou namorando Fábio Duarte, uma homem belíssimo. Corpo todo dividido, um porte de primeira.

Há dez, doze anos atrás a Maria Bethânia disse, mais ou menos nessas palavras, que a próxima grande voz da Bahia seria Ivete Sangalo. É uma profecia?
Eu quero crer que sim. Vou lhe dizer: Bethânia é cartão magnético de primeira, abriu todas as portas quando disse que ''Ivete vai ser a cantora da Bahia''. Começar a carreira com Bethânia dizendo que vou ser a voz da Bahia, negão? Não precisa nem de jabá, né?

Serviço
- Show MTV ao Vivo, com Ivete Sangalo. Hoje, às 21 horas, no Parque de Exposição Ney Braga, em Londrina. Os portões abrem às 18 horas e o espetáculo começa com apresentação, às 20 horas, do cantor Ratto. Ingressos: R$ 50,00 e R$ 25,00 (com bônus da Folha, que foram encartados durante a semana). Pontos de venda: Magazine Luiza, Super Muffato, Leve Megaloja, Estande no Catuaí (exclusivo camarotes e Clientes Tim, com aparelho Nokya e bilheterias do Parque Ney Braga. Mais informações pelo telefone (43) 3028.7346