SÃO PAULO, SP - O filho de Gal Costa, Gabriel, diz que pediu a exumação do corpo da mãe, morta em novembro de 2022, para "ter certeza" de que ela morreu de parada cardíaca, como atestou sua certidão de óbito.

A declaração foi dada durante entrevista ao Fantástico, exibida na noite deste domingo (31).

O jovem de 18 anos já tinha dito que foi "o último a saber" que sua mãe estava se tratando de um câncer quando morreu. "Eu não sabia que ela estava doente, com câncer e com complicações no pulmão. Só fui saber quando saiu a notícia", afirmou.

Ao mesmo programa da TV Globo, a empresária Wilma Petrillo respondeu com ironia, dizendo não saber o que motiva Gabriel. "Ele acha que matei Gal?".

É a primeira vez que Petrillo, tida como viúva da cantora, fala longamente sobre o caso.

O único filho de Gal questiona na Justiça as declarações de Petrillo de que era mulher da cantora e a fração do patrimônio de Gal reivindicada poela empresária.

Ele afirmou ao Fantástico que as duas não tinham um relacionamento amoroso, mas de amizade e trabalho.

À época da morte da cantora, o estudante chegou a ficar sob a guarda de Petrillo, também nomeada a inventariante do espólio. De acordo com a defesa de Burgos, Petrillo tentava, na Justiça, a união estável, fruto do relacionamento que manteve com Gal Costa por quase três décadas.

Segundo a advogada de Petrillo, a união já havia sido reconhecida anteriormente, de modo que ela não entrou com novo pedido. Em meio à disputa, a Defensoria Pública entrou no imbróglio e se manifestou contrária ao reconhecimento de união estável entre Petrillo e Gal.

COAÇÃO NO TESTAMENTO

Neste domingo, também veio à tona a ação de duas primas de Gal Costa contra a empresária, afirmando que a cantora foi coagida a mudar seu testamento, o que Petrillo nega.

A empresária Wilma Petrillo afirmou, na entrevista ao Fantástico, que a disputa judicial pela herança de Gal Costa é influenciada pela namorada de seu filho. Gabriel, adotado pela cantora quando era criança, entrou na Justiça contra a empresária, tida como viúva de Gal, afirmando que elas não tinham um relacionamento amoroso e, portanto, Petrillo não seria uma herdeira direta.

Agora a empresária afirma que o jovem de 18 anos está sendo manipulado por uma namorada mais velha.

Segundo ela, Gabriel tinha antes uma relação com a filha dessa mulher, que não foi identificada pela reportagem, e foi seduzido pela mãe, 30 anos mais velha que ele.

"Ela está a fim de que o Gabriel seja o herdeiro e ela administre os bens dele", disse Petrillo à TV Globo. "Eu não tenho raiva do Gabriel por isso, porque sei que não é ele, é essa mulher."

O filho de Gal rebateu as acusações dizendo que não foi influenciado por ninguém.

"Eu escolho com quem quero estar", afirmou ao mesmo programa. "Eu mesmo abri os olhos, aí meus advogados me ajudaram e abriram mais ainda meus olhos. Não precisei de ninguém para me influenciar ou coagir."

O jovem chamou Petrillo de víbora, maluca, mercenária e disse que nunca a chamou de mãe e que ela teria dito que é mãe dele apenas depois que Gal morreu.

Ele e Petrillo seriam os dois herdeiros de Gal em um cenário em que a união estável da empresária e da cantora fosse reconhecida, o que significa que a herança seria dividida.

VIÚVA VIRALIZA NAS REDES

A entrevista de Wilma Petrillo ao Fantástico viralizou nas redes sociais.

Um trecho em especial fez sucesso no X (ex-Twitter). Chamada de "mercenária" e "mentirosa" por Gabriel, Wilma foi questionada sobre por qual motivo era alvo da desconfiança do filho de Gal e de outras pessoas, e disse que tudo se tratava de inveja das pessoas. "Eu acho a Wilma Petrillo uma pessoa extremamente maravilhosa, sabe?", disse, falando de si própria na terceira pessoa.

Logo em seguida, afirmou que, desde nova, sofreu preconceito por ser a mais bonita da sala de aula de seu colégio. "Essa coisa de inveja eu tenho há muitos anos, porque como eu era a mais bonita da turma, as meninas me odiavam. Isso existe, pensa que não existe? É difícil ser mais bonita que os outros. É inveja por ser bonita", afirmou.

O filho de Gal reagiu. "Ela fala até que minha mãe tinha inveja dela. Gal Costa tinha inveja de Wilma Petrillo", comentou.

O trecho virou meme nas redes sociais. Os nomes de Wilma e Gabriel ficaram entre os assuntos mais comentados do X (ex-Twitter), enquanto a imagem da empresária viralizou no Tik Tok, onde a Globo postou trechos da entrevista.