Entrevista: Claudia Faissol
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 07 de junho de 2011
Júlio Maria <br> <br> Agência Estado 
São Paulo - Aquilo soava delírio. Imagine João Gilberto se deixando filmar no palco e em bastidores de seus shows para virar documentário. Quem o conhece dizia ''esquece, sem acordo''. Mas Claudia Faissol seguiu em frente. Foi a João mais de uma vez até vencer a primeira luta. Quando ouviu um sim, colocou a câmera no tripé ciente da palavra que nunca deveria dizer: prazo. Quarenta anos mais jovem, acabou se envolvendo com o artista e tendo dele uma filha hoje com 7 anos, Luísa.
Quinze anos depois de começar as gravações em shows e bastidores de João pelo mundo, Claudia vai ao front pela segunda vez. Quer ajuda do governo para concluir seu documentário. Em entrevista por telefone à reportagem, ela se diz decepcionada com o que chama de miopia das autoridades e fala de guerras ainda maiores em nome de João Gilberto. Acusa a gravadora EMI de adulterar os masters dos principais discos do artista e de permitir que seus álbuns mais importantes sejam vendidos na internet em versões modificadas. Procurada pela reportagem, a gravadora EMI não quis se manifestar sobre o assunto.
Claudia diz ainda que a imprensa maltratou João no episódio da ameaça de despejo de seu apartamento e que o artista mais recluso do País não dá entrevista por mágoa.
Você precisa de ajuda do governo para concluir seu documentário?
Eu estou trabalhando para o governo há 15 anos. Esse documentário é uma coisa que não deveria ser um investimento meu, mas do governo, porque é histórico. Quando você trabalha com João não tem como dar prazo. Só que, por uma miopia do governo, eles querem atrelar João à Lei Rouanet. É uma ignorância. A lei exige que você defina um tempo, quando vai começar e quando vai acabar, e todo mundo sabe que isso é impossível quando é algo sobre João Gilberto. Infelizmente o que vou acabar fazendo é entregar esse projeto nas mãos de uma firma estrangeira. Os estrangeiros estão com tudo do João nas mãos.
Como está João em seus 80 anos?
Ele está ótimo, com o repertório mais lindo do mundo.
Músicas inéditas?
Músicas que ele nunca gravou.
A questão do despejo do apartamento, pedido pela dona do imóvel em que ele mora, ficou resolvida?
Isso foi uma fofoca completamente errada. Ele nem mora no apartamento, apenas paga o aluguel porque tem gente que se hospeda lá de vez em quando.
Ele não mora no apartamento?
É, isso foi um desfavor da imprensa. Um cara da importância do João não pode ser tratado assim. Se fosse comigo nem sei o que faria, mas ele é calmo. Diz: ''Deixa Claudia, isso é coisa de gente desocupada, não vou me chatear, meu negócio é tocar violão''.
É difícil ser mulher do João Gilberto?
Nem vou falar sobre vida pessoal porque ele tem horror, mas é triste ver todo o governo brasileiro sem entender o que é isso, meu Deus. Em Nova York, o cara mais importante do show biz americano me disse que o João é o artista que vende ingressos mais rapidamente do que todos os artistas com quem ele já trabalhou, como Duke Ellington, Ella Fitzgerald, Frank Sinatra. Tem gente que pega um avião na Tailândia para ir a Nova York no dia do show do João. E aqui no Brasil as coisas são assim. Os primeiros discos do João estão em poder da EMI. No ano passado, ele pediu para ver os masters, mas eles já não estão mais no Brasil. A EMI nem sequer mostrou os masters. A EMI já levou tudo pra fora.
João não tem poder sobre sua obra?
É pior do que não ter poder. Ele ficou durante esses últimos 30 anos em brigas judiciais com a EMI justamente para pedir que não adulterassem os discos dele. João descobriu que eles colocaram bateria e outros instrumentos para encobrir o violão, remixaram músicas, adulteraram o disco. É muito triste ver isso tudo acontecendo sem nenhuma reação do Supremo Tribunal Federal, nenhuma reação do Ministério da Cultura, nenhuma reação do Ministério das Relações Exteriores. Agora, o disco do João, ''Chega de Saudade'', está sendo vendido na Amazon com um monte de faixas (que não estavam no original).
O João não pensou em processar a empresa que está vendendo seu material ''pirata''?
Não, o João não processou a Amazon. Ele não quer mais processar ninguém, está exaurido desse assunto. Foi ao tribunal e uma juíza disse que o que ele estava falando era relativo. Ela relativizou um conhecimento do João Gilberto. Tudo isso me choca.
O João Gilberto não quer falar um minutinho com a gente?
Eu adoraria, mas ele fez greve disso.
Por quê?
Há um tempo ficou muito chateado com algo que saiu, acho que alguma coisa o magoou muito mesmo. E quem está do lado do jornalista não entende o outro l


