Depois do lançamento do CD “Lógica do Acontecimento”, no ano passado, a banda mut657 volta ao palco do Bar Valentino para apresentar repertório inédito no show “Entrelaçamento”, nesta quarta-feira (24), às 21h30. A abertura será feita pelos grupos do CLIC (Coletivo de Livre Improvisação Contemporânea) da UEL (Universidade Estadual de Londrina).

O novo repertório autoral é marcado por peças de improvisação dirigidas e temas que misturam o gênero musical Free Jazz com elementos da identidade musical brasileira. A banda segue, assim, a proposta original de que a harmonia e a forma da música são definidas somente durante a performance, com a somatória das linhas melódicas improvisadas, que marcam a originalidade do som produzido pela banda.

mut657: grupo apresenta uma ponte entre o Free Jazz e a livre improvisação coletiva
mut657: grupo apresenta uma ponte entre o Free Jazz e a livre improvisação coletiva | Foto: André Reis/ Divulgação

O grupo conta agora com um novo baterista e expande, com a adição de um trompete, a formação original de quarteto sem base harmônica. A formação atual conta com Bruno Cotrim (bateria), Fábio Furlanete (saxofone tenor), Samuel Melo (saxofones), Reinaldo Resquetti (trompete) e Edmilson Tomaz (contrabaixo acústico).

TRAJETÓRIA

O mut657 foi formado em 2015 dentro do Coletivo de Livre Improvisação Contemporânea, integrando o projeto de pesquisa do professor Fábio Furlanete, do Departamento de Música e Teatro da UEL (Universidade Estadual de Londrina).

Como parte do desenvolvimento deste trabalho, o grupo passou um ano fechado em estúdio ensaiando para preparar um show que apresentasse uma ponte entre o Free Jazz e a livre improvisação coletiva, tomando como ponto de partida peças do Jazz dos anos 1950 e obras de compositores locais como Ike Loureiro, Gilberto de Queiroz, Alexandre Ficagna e Scalassara Prando.

Após sua estreia, em dezembro de 2016, a banda mut657 se apresentou em diversos palcos e passou duas temporadas fazendo shows regulares no Bar Valentino, amadurecendo seu trabalho e convidando alguns dos melhores improvisadores da região até o lançamento do seu primeiro CD autoral, em 2018, “Lógica do Acontecimento”.

SERVIÇO:

Show “Entrelaçamento” com a banda mut657

Quando: Quarta-feira (24), às 21h30

Onde: Bar Valentino (Av. Faria Lima, 486)

Quanto: R$ 10,00