| |

MÚSICA 5m de leitura

Entre o veneno e a poesia

Cantora Cida Moreira estreia programa no Canal Brasil em que dá voz a canções radiofônicas e recita textos de grandes pensadores

ATUALIZAÇÃO
07 de janeiro de 2020

Marcos Roman - Grupo Folha
AUTOR

Movimento cultural marcado pelo experimentalismo e pela subversão que buscava novas formas de compor e cantar no início dos anos 1980, a Vanguarda Paulista teve entre seus expoentes a cantora e pianista Cida Moreira. Ao longo de mais de quatro décadas de carreira, a transgressão proposta por Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção (1949 – 2003) continuou fazendo parte do trabalho da paulistana que viveu parte da adolescência em Londrina. A partir desta semana, as interpretações dramáticas e a atmosfera de cabaré de dominam os espetáculos da artista poderão ser acompanhados no programa Um Copo de Veneno, que será transmitido pelo Canal Brasil nas madrugas de terça para quarta-feira, às 0h15.  

Na atração dirigida por Murilo Alvesso, Cida Moreira interpreta a Dama do Cabaré, personagem já conhecido nos shows que a cantora tem apresentado nos últimos anos. A grande novidade fica por conta do repertório que será apresentado e dos convidados que a artista receberá. Dentre as músicas que serão cantadas estão uma versão inusitada de “Eu Sou a Diva que Você quer Copiar”, hit lançado há cinco anos pela funkeira carioca Valesca Popozuda. Outra canção radiofônica que fará parte set list é “Você me Vira a Cabeça” sucesso de Alcione. Outras músicas radiofônicas conhecidas na voz de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tina Turner, Mamonas Assassinas e do grupo Falamansa também integram o roteiro do programa. 

Cida Moreira: programa Um Copo de Vneeno estreia na quarta-feira, no Canal Brasil
 

O programa trará ainda trechos de textos assinados pelos escritores como Caio Fernando Abreu, Bertholt Brecht, Walt Whitman e Angélica Freitas. “Uma salada extraordinária. Não foi uma brincadeira, nem um deboche. Foi uma escolha estética, formal, embasada em fatos ligados ao entretenimento. muita ironia, muito humor, e doses cavalares de poesia”, afirmou a cantora pelas redes sociais.  

As canções interpretadas por ela em “Um copo de veneno” darão origem a um disco ao vivo com 12 faixas extraídas da trilha sonora do programa. Editado pela gravadora Joia Moderna, o sucessor de Soledade (2017) será o 12º título da discografia iniciada em 1981, com “Summertime”.  O primeiro single do novo trabalho com a regravação de “Eu Sou a Diva que Você quer Copiar” tem lançamento programado para esta terça-feira (7).

A última vez que Cida Moreira se apresentou em Londrina foi em abril do ano passado, quando a cantora fez um show na Concha Acústica promovido pelo projeto Sesi Música ao lado de Simone Mazzer e São Yantó . Em 2017, a cantora subiu ao palco do Teatro Ouro Verde ao lado de Maria Alcina com o espetáculo “Corações Vagabundos”, dentro da programação do 37º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML).  

Serviço: 

Programa “Um copo de veneno”, com Cida Moreira 

Quando – Estreia na madrugada de quarta-feira (8), às 0h15 

Onde – Canal Brasil 

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS