Entre o mar e as montanhas
PUBLICAÇÃO
domingo, 05 de julho de 1998
Valmir Denardin Enviado a Iquique, Chile 
Ney de SouzaVerde marLitoral de Iquique: 140 km de praias ideais para a prática de esportes como o surfe
Acostumado com o verde exuberante da Serra do Mar, o paranaense que visitar o litoral norte chileno terá uma visão inusitada: por centenas de quilômetros, o Oceano Pacífico morre numa cadeia de montanhas de areia e pedras que formam o Deserto de Atacama, o mais árido do mundo. Não há uma planta sequer.
Iquique, a capital da Primeira Região de Tarapacá - a mais setentrional do Chile, nas fronteiras com Peru e Bolívia -, é uma cidade espremida entre o mar e as montanhas. Com pouco mais de 250 mil habitantes, ela concilia as atrações do litoral e do deserto, e ainda oferece uma bem estruturada zona franca, dois cassinos, bons hotéis e atrações históricas.
Localizado a 1.864 quilômetros ao norte da capital chilena, Santiago, o município de Iquique possui 140 quilômetros de praias - maior que a extensão total do litoral paranaense, que soma pouco mais de 95 quilômetros. Banhadas por um mar verde esmeralda, as praias não chegam a surpreender pela beleza, mas oferecem ondas altas, ideais para a prática de esportes como o surfe.
Uma delas, Punta de Lobos, oferece uma atração especial. Pela manhã e ao final da tarde, o visitante pode apreciar grupos de lobos marinhos que se deitam preguiçosamente sobre as pequenas rochas para tomar sol. A praia fica a 21 quilômetros ao sul do centro da cidade, perto do Aeroporto Internacional.
As principais praias da área urbana de Iquique possuem bem estruturados parques construídos pela prefeitura. Todos têm razoáveis áreas verdes, com gramados e palmeiras, que sobrevivem graças à irrigação periódica. Devido à riqueza da fauna de seu litoral, Iquique sedia campeonatos mundiais de caça e pesca submarina.
O repórter Valmir Denardin e o repórter-fotográfico Ney de Souza viajaram ao Chile a convite da Foztur e da TAM Mercosul
Leia mais na página 5


