Há anos sem mostrar seus trabalhos em Londrina, o artista Fernando Augusto volta a expor na cidade a partir de hoje, com a inauguração da coletiva ''Entre Desenho e Pintura'' na Casa de Cultura José Gonzaga Vieira.
A vernissage será às 20 horas. Augusto, que foi professor do curso de Artes Plásticas na UEL, mudou-se há três anos e meio para Vitória para dar aulas na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mesmo distante, continuou com atividades de orientação a um grupo de alunos londrinenses - alguns dividirão as paredes da Casa de Cultura mostrando suas próprias produções.
''Decidimos mostrar os trabalhos para o público para confrontá-los com outros olhares'', salienta ele, que apresenta a série ''Retratos'', reunindo desenhos de figura humana. ''São desenhos que marcam a convivência com a tradição e também com a presença do outro, já que é sempre o desenho de alguém. Aqui, retomo, de certa forma, o período em que vivi e lecionei em Londrina, quando volta e meia retratava os filhos e os amigos em passagem pelo meu atelier'', explica.
A exposição traz desenhos em técnicas mistas envolvendo os materiais, carvão, pastel e guache sobre papel, datados entre 2001 e 2009. A coletiva destaca também obras de Silvia Flores, Maria Seko, Marlene Fagote, Alice Zundt e Vagner Carvalho. Metade deles integrou sua turma de pupilos na UEL, outros dois continuam recebendo sua orientação.
A mostra fica em cartaz até o dia 16 desse mês, com visitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 20 horas. Na próxima sexta-feira, Augusto abre outra exposição, dessa vez no instituto Aliança Francesa e focando desenhos de modelo vivo centrados no corpo feminino.

mockup