A audiência da série "Xuxa, O Documentário", transmitida pelo Globoplay, tem superado as expectativas. Graças à popularidade alcançada, o programa será exibido na próxima segunda-feira (31), na Tela Quente. O programa, com direção geral do jornalista Pedro Bial, estreou no dia 13 de julho.

A série tem cinco episódios e conta com depoimentos e encontros, entre eles com José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. Grandes companheiros de Xuxa como Sérgio Mallandro e Renato Aragão também participaram. Trata-se do produto mais consumido da plataforma entre o dia de estreia, quinta-feira (13), e a última terça-feira (18). No primeiro episódio, batizado de ‘Supernova’, a apresentadora relembra seus primeiros passos na televisão e o convite de Boni para trabalhar na Globo.

A transmissão em horário nobre e canal aberto será praticamente uma degustação - apenas mostrando o primeiro episódio - de cerca de uma hora, com início às 22h30. O episódio vai ao ar na TV aberta na mesma semana em que o streaming liberará o quarto episódio para os assinantes. Nele, as divergências entre Xuxa e a sua antiga diretora, Marlene Mattos, sua parceira por 19 anos de carreira, começam a aparecer.

60 ANOS

Os cabelos louros e finos, os olhos azuis e a pele alva são características de Maria da Graça da "Xuxa" Meneghel. Natural de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, a beleza genuína de apresentadora é uma marca. E sua trajetória também. Em 2021, Xuxa anunciou em entrevista ao programa Encontro, à época apresentado por Fátima Bernardes, que o filme seria o trabalho de sua vida. E em 2023, ano em que completou 60 anos de idade, traz ao público sua biografia em série formato de série.

A repercussão do documentário e seu formato em capítulos é uma constatação de que Xuxa ainda dá o que falar e gera audiência. As principais polêmicas da vida da artista integram o conteúdo. O relacionamento com Pelé, a vida amorosa com Ayrton Senna, abuso sexual dos 3 aos 13 anos, o reencontro de Xuxa com sua ex-empresária, Marlene Mattos, após 19 anos sem contato. Também há uma discussão sobre o filme “Amor Estranho Amor”, longa que causou polêmica na época após Xuxa aparecer nua ao lado de um garoto de 12 anos.

Um dos principais assuntos da produção é o namoro do Rei do Futebol, Pelé, e a Rainha dos baixinhos, que durou seis anos e começou quando a apresentadora tinha 17 anos e o jogador 41. Sobre o relacionamento, a apresentadora revela na produção que carrega alguns traumas pela forma que o atleta conduzia a relação. Além de expor a relação com a filha Sasha, as cobranças sobre sua aparência, o relacionamento com Michael Jackson

No primeiro capítulo, conta: “Entrei na televisão por acaso. Comecei como modelo aos 16 anos. Fiz a primeira capa de mais de mil capas. Pensei: ‘vou parar logo’. Nunca mais parei”, começa a eterna Rainha dos Baixinhos. E também sobre como foi estrear como apresentadora, no Clube da Criança, na extinta TV Manchete. “Fui aprendendo errando, falando o não politicamente correto com as crianças”, diz Xuxa.

Xuxa aparece na produção comentando as atitudes de Marlene e diz ter se sentido decepcionada pela postura da ex-empresária. “Mudei bastante e queria ver e ouvir essas mudanças [na Marlene]. Foi um pouco decepcionante quando não senti isso”, declarou. A empresária e a artista romperam ligações em 2002, após 22 anos de trabalhos juntas e, anos depois, Xuxa declarou que o motivo foi por se sentir controlada, usada e “feita de marionete” pela empresária.

Durante conversa na nova temporada do programa Saia Justa, CaNAL GNT, no Dia Internacional da Mulher, Xuxa contou que até aquela data havia visto quatro dos cinco capítulos. "Fiquei impactada, deu uma bugada na minha cabeça porque não abriram só um baú, mexerem em caixinhas que estavam fechadas por muito tempo e e revivi tudo aquilo. Revi o Marcelo, de 'Amor Estranho Amor' e o estrago que o filme fez na vida dele e na minha. Foi uma trabalho de pesquisa e não sei como conseguiram arrumar tudo desse jeito, com maestria - mas sem me colocar no pedestal", relatou

"Vocês vão me ver frágil, vão me ver acolhida e na cena do encontro com a Marlene eu concluí que fui muito abusada não apenas pela Marlene, mas por todas as pessoa que trabalhavam comigo e eu confiava porque vivia no mundo da fantasia e achava que estava protegida", disse.

Entrar de cabeça nas memórias da década de 80 e 90 a fizeram questionar como foi que ela conseguiu sobreviver: “Saí dali pensando: ‘como é que deixei fazerem tudo isso comigo, como aceitei tudo isso. Como é que eu estou viva e sobrevivi a tudo isso?" Então, vai ser um choque muito grande para as pessoas, avisou durante o bate-papo.

"Xuxa, o Documentário" tem uma das maiores audiências da Globoplay e traz de volta as polêmicas em relação a apresentadora e sua ex-empresária Marlene Mattos
"Xuxa, o Documentário" tem uma das maiores audiências da Globoplay e traz de volta as polêmicas em relação a apresentadora e sua ex-empresária Marlene Mattos | Foto: Reginaldo Teixeira/ Globo/ Divulgação

ENCONTRO COM A ESTRELA


A infância da Designer de Moda, Consultora de Imagem e professora Giseli Caldeira, moradora de Londrina, foi marcada pelo programa da Xuxa. Natural de Bastos, interior de São Paulo, Caldeira recorda-se de elementos que compõem a figura da então Rainha dos Baixinhos, um ícone dos anos 80 que sagrou-se internacionalmente anos adiante.

A bota da Xuxa, a boneca da Xuxa, os discos de vinil eram parte do acervo de Caldeira e de suas amigas à época. "Tenho até hoje uma pasta como a que guardávamos papel de carta, onde guardei recortes de revista, publicações em jornal e depois fotos que vinham como pôsteres dos discos", recorda.

O carisma da apresentadora é considerado singular. "Havia em torno dela a imagem de ser inatingível e pensar em estar perto dela era como um sonho", comenta. No dia em que encontrou um panfleto oferecendo uma excursão para o Rio de Janeiro com direito a conhecer o Planeta Xuxa, a menina caprichou no pedido à família. "Era o que pegava na televisão e tanto as brincadeiras que a Xuxa fazia como os desenhos eram muito bons", comenta.

Ela recorda que o ônibus partia de Adamantina (SP), eram 16 horas de viagem. "Meu pai me levou até lá e embora eu não conhecesse ninguém, eu me enturmei". Ainda que o motorista tenha se perdido no percurso e a fã tenha ficado muito longe de Xuxa, deu um jeitinho e conseguiu chegar perto e posar ao lado da apresentadora.

"Dava para notar como a Xuxa se esforçava para cumprimentar a todos e ainda tirar foto. Ela mesma fez a selfie", sorri. "Nessa época era tudo analógico, comprei um filme de 36 poses, afinal, estava indo para o Rio de Janeiro e essa foto com a Xuxa é uma grande recordação de uma fase, apesar de nessa época eu já estar com 18 anos", diverte-se a de designer.

Conhecer o Rio e o Planeta Xuxa foi um sonho realizado. "A organização da emissora é impressionante, mas fiquei assombrada com a postura da Marlene Mattos. Enquanto a Xuxa de desdobrava para atender todo mundo, a diretora gritava pelo microfone: "Sua pele tá brilhando, tem que retocar a maquiagem". E emenda: "Eu não acreditaria se não estivesse lá".

Caldeira considera que Xuxa soube a hora certa de sair do ar. Mas soube dar novos rumos a sua carreira. "O formato do programa já estava desgastado e acredito que quando Xuxa tomou as rédeas de sua vida pessoal e profissional, ela renovou sua identidade e fortaleceu sua autenticidade", expõe.

Giseli Caldeira viajou 16 horas de ônibus para conhecer Xuxa: um sonho realizado
Giseli Caldeira viajou 16 horas de ônibus para conhecer Xuxa: um sonho realizado | Foto: Divulgação