ENTRE O AMOR E O PRECONCEITO
Francelino França
De Londrina
Uma história de amor ambientada num período de agitação social, às vésperas do golpe militar de 1964, foi a fonte de inspiração para o diretor e roteirista Lucas Amberg realizar seu primeiro longa O Caminho dos Sonhos. O filme será lançado no dia 20 de agosto em várias cidades brasileiras. Em Curitiba, a pré-estréia será hoje e em Londrina amanhã.
O Caminho dos Sonhos foi baseado no romance Um Sonho no Caroço do Abacate, do escritor gaúcho Moacyr Scliar. Mardo (Edward Boggiss), filho de imigrantes judeus lituanos, se apaixona por Ana (Tais Araújo), garota negra militante pelas reformas sociais brasileiras. Os dois acabam enfrentando o preconceito racial e religioso, desencadeando um clima de romance e perigo.
Após ser expulso de uma escola judaica, o adolescente é matriculado num colégio católico de elite, Liceu Coração de Jesus, de disciplina rígida e reconhecidamente formador de grandes personalidades brasileiras. Por ser o primeiro judeu a ingressar no colégio, Mardo acaba perseguido pelos alunos do Liceu.
Carlos (Jairzinho), também vítima de preconceito, se alia ao novo aluno e juntos enfrentam os adversários num embate cruel. A briga esquenta quando descobrem o romance entre um judeu e uma negra. Mardo e Ana enfrentam a família, a sociedade e a discriminação. O amor é potencializado diante das adversidades.
Quem assistiu O Caminho dos Sonhos em Gramado afirma que o filme de Lucas Amberg foi feito para conquistar adolescentes que se sentem deslocados nos filmes dos Trapalhões, por estarem crescidinhos demais. Mas os dois ingredientes que ganham o público teen são romance e idealismo. É um filme feito para entreter.
Para conquistar o mercado internacional, o elenco traz veteranos do cinema norte-americano, como o ator Elliott Gould e Talia Shire. Ele foi indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante em 1969, por Bob & Carol & Ted & Alice, enquanto Talia Shire foi duplamente indicada ao Oscar, em 1976 como melhor atriz por Rocky e em 1974, por O Poderoso Chefão 2, na categoria melhor atriz coadjuvante.
Gould fez mais de 60 filmes, trabalhando com Robert Altman e Ingmar Bergman. Seu nome aparece nos créditos de filmes como Bugsy, Uma Ponte Longe Demais, Quando o Amor Renasce, Nashiville e O Jogador. Talia Shire despontou no cinema com a personagem Connie em O Poderoso Chefão. Atuou também em Contos de Nova York. Eles são dublados na versão em português. Eu me identifiquei com a condição de judeu foragido. É como se visse meu pai e eu, diz o experiente ator, que não se preocupou em trabalhar com um diretor estreante.
Já a atriz Talia Shire, de família cinematográfica, é irmã de Francis Ford Coppola e tia de Nicolas Cage, revelou também uma ligação com a trama. Sei do sofrimento dos personagens porque tenho filhos católicos e judeus, frutos de dois casamentos.
O diretor decidiu rodar a produção em duas versões: uma em português e outra em inglês. Taís Araújo faz sua estréia no cinema e teve seu nome cotado logo no início da produção. Edward Boggiss, ator de teatro, igualmente estreante em cinema, foi selecionado entre 250 jovens atores. Atualmente, faz parte do seriado Malhação. Figuram no elenco Antônio Abujamra, Caio Blat, Fábio Azevedo, Jairzinho, Cecil Thiré, Ewerton de Castro, Paulo Figueiredo, entre outros.
O Caminho dos Sonhos tem pré-estréia em Curitiba hoje, no Cine Novo Batel, às 20h30, Rua Coronel Dulcídio, 517. Amanhã, dia 19, às 21 horas, dentro do projeto Sessão Brasil, a pré-estréia será no Cine Catuaí I, no Catuaí Shopping Center, e na sexta-feira entra em cartaz. Projeto da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e patrocínio Banestado. Na sexta-feira haverá um debate sobre o filme às 9h30 na Universidade Estadual de Londrina, Centro de Comunicação e Artes (CECA), com a presença do diretor Lucas Amberg, do ator Edward Boggiss e da atriz Taís Araújo.O Caminho dos Sonhos, filme de Lucas Amberg em pré-estréia em Curitiba e Londrina, trata do preconceito racial e religioso
DivulgaçãoEdward Boggiss e Taís Araújo em cena: amor entre um judeu e uma negra é tema do filme baseado em conto de Moacyr ScliarDivulgaçãoElliot Gould e Talia Shire (abaixo) são atrações internacionais no elenco do filme que será visto no exterior





