Entre monólogos e questões familiares
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 23 de março de 2009
Rodrigo Juste Duarte<br>Equipe da Folha 
Entre as estreias de hoje no Festival de Curitiba, a companhia Barracão Cultural, de São Paulo, traz ao palco do Sesc da Esquina ''A Mulher Que Ri'', montagem que tem a reconstituição da memória como ponto chave. Seu protagonista é um escritor de meia idade que resolve reviver episódios de sua vida, culminando em uma situação inesperada ocorrida no dia em que sua mãe morreu.
Segundo integrantes da Companhia, o espetáculo desperta o interesse dos espectadores devido ao tema abordado. ''Temos muito retorno do público, que muitas vezes se vê em situações parecidas com as da peça'', comenta a atriz Eloisa Elena. ''A família é muito determinante na vida de qualquer pessoa, independente dela ser presente ou ausente, opressora ou não'', completa a diretora Yara de Novaes.
Na mesma noite, estreia também o aguardado monólogo ''O Estrangeiro'', interpretado por Guilherme Leme, com direção de Vera Holtz e do próprio ator. Inspirado no famoso livro do escritor Albert Camus, o espetáculo retrata o absurdo existencial, do ponto de vista de um homem que leva uma vida banal, até cometer um crime sem sentido após a morte de sua mãe (o assunto parece recorrente na grade de hoje). O também monólogo ''Doido'' completa as estreias da noite. No pequeno auditório do Teatro Positivo, Elias Andreato dá voz ao espetáculo escrito e dirigido por ele mesmo.
Bastante procurado, o espetáculo de humor Risorama realiza hoje sua última apresentação. Até o fechamento desta edição, ainda havia ingressos disponíveis para a sessão extra de hoje, às 23h, que traz ao palco do Cietep os comediantes Marco Luque (Terça Insana e CQC), Diogo Portugal (idealizador do evento), Leandro Hansun (Zorra Total), Robson Nunes (Disney Channel) e Luiz França, com Nany People na função de mestre de cerimônias.
Serviço
- Festival de Curitiba
A Mulher Que Ri - Hoje e amanhã às 21h no Sesc da Esquina
O Estrangeiro - Hoje às 21h e amanhã às 19h (sessão extra) e 21h no Guairinha
Doido - Hoje e amanhã às 21h no pequeno auditório do Teatro Positivo
Risorama - Hoje às 21h e 23h (sessão extra) no Centro de Convenções do CIETEP (Avenida das Torres, 1341).
Quanto - R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) à venda na bilheteria oficial, no piso cinemas do Shopping Mueller
Mais informações - www.festivaldecuritiba.com.br / (41) 3232-1232


