Entre grandes indicações e pandemia, teremos o Grammy
A maior de todas as premiações da indústria internacional da música chega à 63ª edição e será apresentada na noite de domingo (14)
PUBLICAÇÃO
domingo, 14 de março de 2021
A maior de todas as premiações da indústria internacional da música chega à 63ª edição e será apresentada na noite de domingo (14)
Felipe Soares Luiz

Cheia de altos e baixos, a premiação do Grammy 2021 acontece neste domingo (14), a partir das 21h, pelo canal da CBS e transmitido no Brasil, de forma simultânea, pelo canal da TNT. O lineup de apresentações foi divulgado no último domingo (7), pelas redes sociais oficiais da Academia de música norte-americana. Nomes de grande destaque no cenário musical, como Dua Lipa, BadBunny, Billie Eilish, Black Pumas, Cardi B e DaBaby foram confirmados com performances ao vivo da maior noite de premiação da indústria musical internacional.
A lista de indicações está cheia de variedades, feita para alcançar o máximo de público possível, mesmo tendo deixado um dos grandes nomes do cenário pop de 2020, The Weeknd, de fora. O cantor seria um dos nomes de peso da premiação nas principais categorias da noite em Álbum do Ano, Música do Ano e Gravação do Ano. Contudo, após a confirmação do cantor no intervalo do SuperBowl, correram boatos de que a Academia do Grammy queria exclusividade na apresentação, mesmo The Weeknd alegando conseguir a conciliação de ambos os eventos.
A lista de indicados saiu em novembro do ano passado e a resposta da Academia ao cantor, sobre este impasse, veio no formato de nenhuma indicação do cantor para nenhuma categoria. Revoltado, The Weeknd cobrou transparência sobre as indicações, pois seu último álbum quebrou vários recordes nas paradas do mundo inteiro, completando um ano no top 10, na lista da Billboard HOT100 de músicas mais ouvidas no mundo todo.
Mas fora toda essa confusão envolvendo o nome da Academia e do cantor, outros artistas de destaque do ano anterior foram indicados para a premiação. De longe, a artista que mais teve indicações foi Beyoncé, com o projeto do álbum ‘Black is King’, somando ao todo nove indicações. Logo atrás, temos a Dua Lipa com o projeto ‘Future Nostalgia’ que recebeu seis nomeações, todas estando dentro das categorias mais almejadas da noite como Álbum, Música e Gravação do ano. Não muito longe, vieram Taylor Swift, Harry Styles, Billie Eilish e Lady Gaga.
Todas as apresentações serão feitas de acordo com os regulamentos e protocolos de segurança da OMS (Organização Mundial da Saúde) para evitar a maior disseminação da Covid-19. Por isso, foi emitido um comunicado oficial sobre os artistas que vão se reunir para o evento, mesmo que de forma separada, para a celebração e premiação da música internacional. Além disso, o evento terá uma homenagem aos profissionais da música independente que foram fortemente afetados pela pandemia que cancelou shows e apresentações durante todo o ano de 2020.
E para quem acha que só artistas internacionais podem concorrer, está muito enganado. A cantora brasileira, Bebel Gilberto, de 54 anos, foi indicada na categoria Global Music com o álbum ‘Agora’ e o músico, Chico Pinheiro, com o álbum ‘City of Dreams’ em Melhor Álbum de Jazz Latino.
Outro feito inédito nesta edição foi a indicação do grupo coreano de K-Pop, BTS. O grupo é o primeiro de K-Pop a ser indicado na premiação para a categoria de Melhor Performance Duo/Grupo, com o single ‘Dynamite’. Esta categoria também concorrem outros nomes do pop como Lady Gaga, com ‘Rain On Me’, Justin Bieber, com a música ‘Intensions’ e Taylor Swift com ‘Exile’, além de Dua Lipa e JBalvin, com o single ‘Un Día (One Day)’.
Entre tantas polêmicas envolvendo grandes nomes da indústria musical, o Grammy segue firme com suas decisões e não exitou, mesmo sob os holofotes da mídia, em voltar atrás em suas indicações. A votação para os ganhadores da premiação já aconteceu e quem será que vai levar mais estatuetas? Beyoncé já é recordista em nomeações e em levar prêmios para casa. Faça suas apostas e acompanhe a premiação a partir das 21h, horário de Brasília, sob o comando de Trevor Noah, no canal da TNT.

