Em terra, mountain bike ou trekking
São Paulo - Para os aventureiros que chegam a Vila Velha, no Espírito Santo, também há muitas opções em terra. A maior parte das atividades se concentra no Morro do Moreno - também conhecido como Morro da Macaca, em razão de seu formato -, bem perto da Praia da Costa. É possível percorrer a região de moto ou de mountain bike, mas a melhor pedida é encarar um trekking pela Trilha da Raiz.
Não pense que o nome foi escolhido à toa. Depois de caminhar por alguns minutos em área de mata atlântica, o visitante se depara com uma imensa pedra e, no alto dela, a raiz gigantesca de uma árvore, que desce por mais de 3 metros de altura. ''A gente tem de subir por ela'', explica o guia Leonardo Azevedo, dono da CC Trekking.
Parece impossível, mas ele mostra que não é. Enquanto o turista sobe na frente, o guia vai atrás, orientando e dando segurança. Obstáculo transposto, é hora de seguir adiante.
Não pense que daí para frente é só moleza. Pelo contrário: subidas íngremes fazem parte de todo o percurso - e mais obstáculos surgem conforme se avança pela trilha. Agora, duas pedras imensas, com uma fenda entre elas, precisam ser ultrapassadas - com a ajuda providencial de Azevedo. Aparece suspenso um tronco retorcido, mas nada desanima quem já superou a tal raiz gigante.
Mas não são apenas obstáculos que surgem no caminho. Conforme se sobe pelo morro, abrem-se trechos com vistas espetaculares. A verdadeira recompensa está no topo. Dali, observa-se parte de Vitória e de Vila Velha, com alguns de seus principais marcos históricos, como o Convento de Nossa Senhora da Penha e o Forte São Marcelo.
À frente, mais aventura. Uma rampa de vôo livre fica lotada de praticantes do esporte nos fins de tarde. O local, no entanto, não é indicado para iniciantes ou para o vôo duplo, por causa das dificuldades técnicas que apresenta.
Para voltar, uma idéia é fazer parte do percurso de rappel. São 20 metros de descida, tendo como vista a Terceira Ponte (ligação entre Vila Velha e Vitória). O desafio custa a partir de R$ 35. Já o trekking, com cerca de quatro quilômetros de percurso e duas horas de duração, sai por R$ 25. (A.M./Agência Estado)
SERVIÇO
CC Trekking
Tel.: (027) 3329-1810





