Em ritmo de carnaval
PUBLICAÇÃO
domingo, 16 de novembro de 2014
Marcos Roman<br>Reportagem Local 
Uma música inspirada no clima romântico dos antigos bailes de carnaval rendeu a Sérgio de Mello Arruda, paulista radicado em Londrina há 37 anos, a classificação entre os dez semifinalistas do 10º Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas - Prêmio Cidade Maravilhosa, promovido pela Fundição Progresso. Além de integrar um CD que será lançado em janeiro de 2015, pela gravadora Som Livre, a composição "Na tua presença" ainda pode ser apresentada ao vivo no Programa Fantástico, da Rede Globo, caso fique entre as três mais votadas pelo público.
"É uma marchinha romântica que compus em 1977, quando tinha acabado de cursar a faculdade de Física na USP em São Carlos (interior de São Paulo)", relata Arruda, que atualmente é pró-reitor de Extensão da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Naquela época eu morava em Piraju (SP), minha terra natal, e junto com alguns amigos tocava violão e cantava em bares. Essa foi uma das 30 músicas que produzi entre 1976 e 1981", revela.
Após deixar a música "engavetada" por quase quatro décadas, Arruda resolveu inscrevê-la no programa por influência dos amigos dos tempos da faculdade. "Eu nem sabia da existência desse concurso até que eles me ligaram contando que tinham inscrito uma marchinha que compusemos juntos", conta. Imediatamente ele se recordou de "Na tua presença", composição sua que sempre foi elogiada entre amigos e familiares. "Então sugeri ao meu filho Miguel Arruda, que é músico formado pela UEL, que gravasse uma versão dessa canção em um estúdio de Portugal, onde ele mora, e a inscrevesse no concurso, pois achava que ela teria mais chances de ser selecionada, como realmente aconteceu."
A notícia de que a sua marchinha estava entre as semifinalistas chegou há cerca de 15 dias. "Recebi um e-mail falando sobre a seleção e fiquei muito feliz. Acho que a música remete às marchinhas das décadas de 60 e que pode ficar entre as finalistas. Estou na torcida para que isso ocorra, apesar de já considerar um grande prêmio ter ficado entre as dez selecionadas em um concurso que teve 1.339 inscritos", enfatiza.
Segundo Arruda, as três marchinhas finalistas serão escolhidas por um grupo de jurados em um baile promovido pelo Fantástico, no Rio de Janeiro, no dia 18 de janeiro. "Depois disso será aberta a votação para que o público escolha a melhor pela internet", afirma.
Carnavalesco na fase da adolescência, Arruda conta que a inspiração para compor "Na tua presença" veio de outras marchinhas clássicas, como "As Pastorinhas", composta por Noel Rosa e João de Barro. "Sempre gostei de marchinhas e de carnaval. Mas com o tempo acabei me afastando da festa, que com o passar dos anos perdeu o romantismo de antigamente", argumenta.
Mas o carnaval não é única fonte de inspiração para as composições de Arruda. "Quando fiz mestrado na USP, na década de 90, voltei a me reunir com um antigo grupo de amigos e entre 1991 e 1994 compusemos umas 15 canções com temáticas diversas, mas não sei definir em que estilo musical elas se encaixam", diz.
Apesar de se dedicar à carreira acadêmica, integrando o corpo docente do departamento de Física da UEL desde 1978, Arruda ressalta que nunca deixou de apreciar a boa música em seus momentos de lazer. "Tenho períodos muito sazonais. Tem época em que ouço apenas blues, outras gosto de ouvir músicas clássicas, rock, MPB, samba. Isso tudo sem deixar minhas referências, que são Beatles, Rolling Stones, Caetano Veloso, Gilberto Gil e João Gilberto", enfatiza.
Na tua presença
(Sérgio Arruda)
Na tua presença não sei o que faço
Se te beijo na boca te aperto ou te abraço
Você me desperta tão grande afeto
Na tua cola tô sempre discreto
Você na escola, eu por perto
Em frente o cinema, eu ali
Na piscina eu de olho aberto
Esperando o biquíni cair
Eu vi, a tua perna passar
Eu vi, teu corpo todo dançar
Eu vi, tua boca bonita falar
Só quis, ver o teu jeito de amar


