O fato de uma informação estar na internet não significa que ela seja correta ou atualizada. O turismo é uma área muito dinâmica: um determinado museu passa a ter entrada franca, outro fecha para reformas, o telefone de um hotel muda, um país deixa de exigir visto a turistas brasileiros... Nem mesmo bons sites governamentais oficiais - em princípio, bastante confiáveis - conseguem ser atualizados instantaneamente, ''em tempo real''. Há porém informações com as quais você pode contar sem preocupação: o Museu do Louvre não mudará de endereço, a distância entre Berlim e Munique será sempre a mesma, e a data em que a Estátua da Liberdade foi concluída também.
Quando se trata de um produto ou serviço, nem há dúvida de que a informação mais confiável é a de quem o vende. Isso, é claro, quando quem o vende é confiável. Grandes e sólidas companhias e instituições não correm o risco de abalar suas reputações fornecendo informações erradas. Para saber os horários e os preços de bilhetes de trem entre Paris e Lyon, consulte o site oficial da companhia ferroviária estatal francesa; para verificar quanto custam as diárias do Ritz, entre no site do hotel - e assim por diante.
Informações subjetivas dadas em caráter de propaganda devem ser analisadas com cuidado. Se o site de um hotel em Florença diz que ele fica ''pertinho'' da Piazza della Signoria, olhe antes um mapa. O ''pertinho'' podem ser dez quadras. E lembre que fotos de hotéis em sites costumam ser produzidas de modo que o quarto sempre pareça maior do que é.

mockup