EM NOME DA AUDIÊNCIA
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 12 de janeiro de 1998
Fábio Dobbs TV Press 
DivulgaçãoJosé de Abreu, Marcelo Faria e Fábio Júnior, em cena de Corpo DouradoA nova novela das sete horas da Globo, Corpo Dourado, estréia hoje com a responsabilidade de levantar a audiência do horário que não passava da casa dos 30 pontos com Zazá. Logo de saída, no entanto, Corpo Dourado já sai no prejuízo. Estréia na temporada de verão, quando as pessoas com a mudança de horário costumam chegar em casa mais tarde. Vai ser uma guerra para conseguir público. Vou usar todas as armas, avisa o autor Antônio Calmon.
Entre as armas estão todos os clichês folhetinescos. Só que, em vez de um triângulo amoroso, a novela vai ter uma corrente amorosa que mais parece o poema Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade: Billy que é amante de Amanda que é casada com Chico que vai atrair Selena mas está prometida para Arturzinho, que é namorado de Alicinha.
Além da teia amorosa, Corpo Dourado apresenta mistério policial, mulheres bonitas, jovens saudáveis, praia, surf, jet-ski e hobby cats. O velho drama do amor impossível, do tipo Romeu e Julieta, também vai ser mostrado com os personagens Lígia e Guto, de Fernanda Rodrigues e Marcelo Faria. Outra arma de Calmon é misturar a praia com o mundo rural. Como as novelas rurais também apresentam bom ibope, o autor não quer abrir mão dessa fatia de público.
DivulgaçãoFábio Júnior é Billy, charmoso fotógrafo de moda
O clima jovem da novela é influência da carreira de Antônio Calmon e do diretor Flávio Colatrello. Calmon veio do cinema, convidado para escrever os episódios de Armação Ilimitada depois de ter roteirizado Menino do Rio e Garota Dourada. Flávio veio de Malhação. Já estou acostumado com o elenco jovem. Apesar da mudança de horário, acho que não vou ter problemas, esnoba o diretor.
Apesar de revelarem quais serão os atrativos para o público, Colatrello e Calmon fazem mistério sobre o orçamento da novela. Não tem um orçamento muito alto. Tento economizar. Não inclui nem mesmo uma viagem internacional, que já se tornou um hábito, reclama o autor. Para baratear o custo, Calmon reduziu o elenco para 33 pessoas e preparou uma frente de gravação de 30 capítulos. Já vi novelas com o dobro de personagens e com apenas 18 capítulos de frente, resmunga.
DivulgaçãoCristiana Oliveira é Selena, peoa rude mas romântica
Entre todos os personagens, o autor tem um especial: Renato, vivido por José de Abreu. Ele vai ser o alter ego de Calmon. O Renato é o vovô garoto, define. Aos 52 anos, Calmon não descuida do físico, tem personal trainer, faz shiatsu e anda de bicicleta. Renato vai ser um surfista cinquentão da praia de Ipanema, no Rio. No entanto, Calmon nunca praticou surf. Na adolescência dele, a moda era pegar jacaré sem prancha.
A previsão é que Corpo Dourado tenha 174 capítulos e vá até o início de agosto, quando começa o horário eleitoral. Tudo para que a novela seguinte não perca terreno para o horário político. Tenho de terminar até lá. Não pretendo esticar minha novela como aconteceu com Zazá, afirma Calmon. A previsão do autor é otimista. Ele pretende conseguir bater 40 pontos de audiência com Corpo Dourado, voltando a colocar o horário no que a emissora chama de trilho.
Romances truncados Corpo Dourado começa com o assassinato do empresário Zé Paulo, personagem de Lima Duarte. Antes de morrer, Zé Paulo gravou um vídeo em que traçava o perfil de cada membro da família e contava que seu ex-sócio Tinoco que também foi assassinado e tinha uma filha bastarda chamada Selena, papel de Cristiana Oliveira. Ela vivia na fazenda criada pela mãe Celina, vivida por Ana Rosa.
Zé Paulo pede que seu filho Arturzinho, papel de Marcos Winter, se case com a moça para juntar os negócios das duas famílias. Mas Arturzinho não gosta do jeito másculo de Selena, que foi criada com os peões. Nem ela gosta do seu jeito de mauricinho. Selena se sente mesmo atraída por Chico, personagem de Humberto Martins, marido de Amanda, papel de Maria Luiza Mendonça.


