A ganância e a cobiça são dois bichinhos insaciáveis. São capazes de comer tudo que encontram pela frente. E mesmo de barriga cheia, sentem fome e mais fome.

Dois bichinhos que, após tudo comerem, se transformam em bichões. Monstros enormes, continuamente famintos e eternamente gulosos.

Esses dois ávidos bichinhos que facilmente se transformam em bichões são tema de “De Quanta Terra Precisa o Homem?”, conto do escritor russo Liev Tolstói (1928 – 1910).

Nele, Tolstói narra a história de Pahkóm, um agricultor com uma tremenda sede em expandir sua propriedade. Um sujeito com fome em comprar terras e mais terras. Uma fome muito além de suas necessidades, muito além do que seus pés conseguem abarcar.

“De Quanta Terra Precisa o Homem?” ganhou uma adaptação voltada ao leitor infantojuvenil realizada pelo ilustrador Cárcamo. Publicado pela editora Companhia das Letrinhas, a obra revela como o processo da ganância pode ser delirante e destrutivo.

Pahkóm é um pequeno agricultor que, diante das dificuldades, estabelece como meta ampliar sua propriedade rural comprando os sítios de seus vizinhos camponeses.

Certo dia recebe a notícia de que em determinada região terras estão sendo vendidas a preços muito sedutores. Pensando em ser dono de o dobro das terras que já possui, vende suas posses e parte para comprar sua grande fazenda.

Chegando ao lugar, percebe que os habitantes possuem um hábito diferente de comercializar terras. Não vendem as propriedades por metros ou alqueires. Vendem por dia. Isso quer dizer que os proprietários comercializam a terra que o comprador conseguir percorrer a pé durante um dia, e voltar ao ponto de partida, pelo preço de mil rubros.

E assim Pahkóm, ao nascer do sol, parte com tudo para percorrer o máximo de extensão de chão possível até o final do dia. Não satisfeito em andar a pé, começa a correr como um desesperado para obter mais e mais terras por mil rubros.

Mas quando retorna ao ponto de partida, achando ser dono de uma vasta propriedade, chega tão cansado que acaba morrendo de estafa. E toda terra que ele realmente precisa, agora não passa de dois metros de chão para uma cova do tamanho de seu corpo.

.
. | Foto: Reprodução

Serviço:

“De Quanta Terra Precisa o Homem?”

Autor – Liev Tolstói

Ilustrações e adaptação – Cárcamo

Editora – Companhia das Letrinhas

Páginas – 56

Quanto – R$ 49,90

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link