Em livro, a inteligência contra a força bruta
A história do grúfinho desobediente está em “O Filho do Grúfalo”, livro infantil da escritora inglesa Julia Donaldson
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 05 de março de 2024
A história do grúfinho desobediente está em “O Filho do Grúfalo”, livro infantil da escritora inglesa Julia Donaldson
Marcos Losnak/ Especial para a Folha

O grúfalo avisa ao filho que ele não deve entrar na floresta sozinho. A floresta está repleta de perigos, alerta o pai. Um terrível monstro habita o lugar. Um monstro que devora filhotes incautos.
Curioso, o grúfinho quer saber como o monstro é. Quer saber se o monstro é feio, se é forte, se tem dentes pontudos, rabo peludo e bigodes nefastos. O pai descreve o monstro mais terrível do mundo: o Rato Mau.
LEIA TAMBÉM:
Do que tratam a nova literatura infantil e infantojuvenil?
Desobediente, certa noite o grúfinho resolve entrar na floresta sozinho enquanto o pai dorme. Inflado de curiosidade e coragem, deseja ver com os próprios olhos o assustador Rato Mau.
A história do grúfinho desobediente está em “O Filho do Grúfalo”, livro infantil da escritora inglesa Julia Donaldson publicado pela editora Brinque-Book com ilustrações de Axel Scheffler.
A obra é uma extensão de outro livro de Julia Donaldson, “O Grúfalo”, onde a autora cria um personagem que apavora crianças. Um monstro enorme, peludo e chifrudo, com dentes enormes, garras ferozes, língua preta e verruga cabeluda no nariz.
Em “O Grúfalo” a autora também cria o personagem heróico Rato, figura que apesar de pequeno, consegue vencer o grúfalo utilizando estratagemas e astúcia. A obra faz uso de elementos de tradicionais contos folclóricos de tradição oral.
Em “O Filho do Grúfalo”, vagando sozinho pela floresta o grúfinho cruza com a serpente, com a raposa e com a coruja – personagens também presentes em “O Grúfalo”. E chega a confundi-los com o Rato Mau.
Quando o grúfinho finalmente encontra o rato, é devidamente ludibriado como seu pai foi em “O Grúfalo”. O rato pode ser pequeno, mas usando a inteligência, sua sombra pode ser gigante e assustadora.
De maneira divertida, a autora mostra que monstros não são tão assustadores como parecem ser. E que vulneráveis e indefesos podem vencer a força bruta com inteligência e astúcia.
SERVIÇO:
“O Filho do Grúfalo”
Autora – Julia Donaldson
Ilustrações – Axel Scheffler
Editora – Brinque-Book
Tradução – Gilda de Aquino
Páginas – 32
Quanto – R$ 57,90

*
“O Grúfalo”
Autora – Julia Donaldson
Ilustrações – Axel Scheffler
Editora – Brinque-Book
Tradução – Gilda de Aquino
Páginas – 32
Quanto – R$ 59,90


