A nova novela da faixa das dez do SBT, que estreia na terça-feira, chega com grandes pretensões. A autora Íris Abravanel, mulher de Silvio Santos, aposta em um dos grandes sucessos da rádio-novela de Janete Clair na adaptação homônima para a tevê. No lugar de ''Revelação'', que atingia pífios cinco pontos no ibope, ''Vende-se Um Véu de Noiva'' é a esperança de decolar a audiência do horário.
A trama, escrita originalmente na década de 60 para a Rádio Nacional, chega ao SBT com algumas modificações. A história começa nos anos 80, quando o empresário da indústria de pesca Rubens Baronese, de Nando Rodrigues, conhece Maria Célia, de Thaís Pacholek, e se apaixona. A moça está grávida quando uma prima distante, Eunice, vivida por Samantha Dalsoglio, entra inesperadamente na vida do casal. Eunice carrega Maria Célia para a Ilha do Profeta, onde dará à luz. Mal-intencionada, ela desaparece com o bebê da prima, que morre misteriosamente. ''Eunice é uma psicopata que acaba conseguindo se casar com o marido da prima, e tem um filho com ele'', adianta Samantha Dalsoglio, intérprete da vilã, na primeira fase da novela.
A partir daí, a história chega nos tempos atuais ainda cercada de mistérios. O bebê de Maria Célia cresce e passa a se chamar Daniel, de Jiddu Pinheiro. Ele foi criado por Rita Vilela, de Tania Bondezan, e tem 28 anos. Sua irmã de criação Eliana, de Dayenne Mesquita, está prestes a se casar com Mário, ainda sem ator definido. Mas ela se apaixona à primeira vista por Gustavo Baronese, de Daniel Alvim, que é o filho de Eunice com Rubens Baronese. Gustavo tenta impedir de qualquer forma o casamento da moça e causa um acidente de carro que acaba matando Mario. Assim, a ex-noiva põe à venda seu véu de casamento. ''Ela fica arrasada com sua morte'', adianta Dayenne Mesquita. Por conta disso, Gustavo se aproxima de Eliana e os dois ficam juntos.
O diretor Del Rangel garante que a trama vai convencer por ter um texto bem amarrado e cerca de 75% das cenas gravadas em externas, o que contribui com belas tomadas. ''Estou obcecado, acho que nunca tive um carinho tão grande por um trabalho'', empolga-se.
Além de repetir a autora de ''Revelação'', ''Vende-se Um Véu de Noiva'' chega com grande parte do mesmo elenco. Mas Íris Abravanel garante que os atores têm competência suficiente para conseguir se desvencilhar dos antigos papéis. Outra esperança é que a nova novela do SBT conquiste uma audiência mais ascendente. Caso seja necessário e o ibope não corresponda às expectativas, a autora garante que fará modificações no texto: ''Fazemos novela para agradar o público. Se eles não gostam, vou reescrever. A televisão vive do hábito e tenho certeza que esta história vai conquistar seu espaço''.

mockup